Começa neste sábado (18) a edição 2023 do Curso de Realidade Brasileira (CRB), que será oferecido em São Paulo. A formação terá aula inaugural aberta ao público com a presença do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, da antropóloga e professora universitária Bernadete Castro e do dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues.
A atividade deste sábado acontece das 9h às 12h, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA, à Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes). Os demais módulos do curso serão restritos aos 240 participantes selecionados, e acontecerão sempre no terceiro sábado do mês, até novembro.
Organizado pelos movimentos populares, pelos Comitês Populares do estado de São Paulo, pela Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o CRB pretende ajudar a aprofundar a compreensão da realidade brasileira e pensar formas coletivas de transformação.
Entre as professoras confirmadas para as atividades dos próximos meses estão Tatau Godinho, socióloga e integrante da Marcha Mundial das Mulheres, e Juliane Furno, economista e professora da Uerj. Toda a formação será gratuita. Os candidatos foram selecionados a partir de critérios que garantiram representatividade de classe, raça e gênero.
"Nesse módulo do CRB vamos contar com cerca de 240 pessoas. O perfil dessas pessoas é variado. Temos estudantes da PUC, estudantes de outras universidades, militantes dos movimentos populares, sindicalistas, professores, intelectuais, pessoas dos território", destacou Mirian Martins, militante do movimento Brasil Popular e da Comissão Político-Pedagógica do Curso.
Os participantes que acompanharem ao menos 75% das aulas receberão certificados de extensão universitária. Quem não conseguiu se inscrever pode acompanhar os detalhes da formação na página do Instagram @crb.sp, que vai divulgar informações sobre o curso e os conteúdos que serão apresentados aos alunos.
"É importante retomarmos o estudo sobre nossa formação enquanto povo, enquanto classe trabalhadora. A partir dessa formação, desse estudo da realidade, buscarmos transformá-la numa sociedade justa e igualitária para todos e todos", finalizou Martins.
Serviço:
Abertura do Curso de Realidade Brasileira (CRB) 2023
Com Silvio Almeida, Bernadete Castro e João Paulo Rodrigues
Sábado, 18 de março
9h às 12h
Teatro TUCA - Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes - São Paulo-SP
Edição: Thalita Pires