Foram aprovadas nesta quarta-feira (15) as convocações do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional general Augusto Heleno e do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio para serem ouvidos na CPI dos atos antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ambos requerimentos foram apresentados pelo deputado distrital Fábio Félix (PSOL).
“O general Heleno foi citado várias vezes por alguns dos golpistas que são investigados como alguém que estimulou [os atos]”, falou Félix após a convocação. No requerimento o distrital destaca a necessidade de "esclarecer" uma denúncia de envolvimento do serviço de inteligência do Planalto nos atos de vandalismo em Brasília no dia 12 de dezembro - data de diplomação do presidente Lula. O requerimento tem como base uma acusação de um servidor da Polícia Federal (PF), lotado na Presidência da República, veiculada na revista Fórum.
Já o requerimento de Oswaldo Eustáquio pede a averiguação do suposto incentivo e participação direta do também jornalista e influenciador nos questionamentos dos resultados das eleições. A solicitação de Fábio Félix cita inclusive o pedido de intervenção federal feita pelo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
:: Polícia Federal prende blogueiro bolsonarista suspeito de tentar fugir do país ::
Participaram da reunião em que foram aprovados os requerimentos os deputados Fábio Felix (Psol), Chico Vigilante (PT), Hermeto (MDB), Pastor Daniel de Castro (PP) e Paula Belmonte (Cidadania). Os membros do colegiado também deliberaram sobre o cronograma de reuniões previsto para o mês de abril.
Depoimentos da CPI
O depoimento do ex-secretário Anderson Torres foi remarcado para esta quinta-feira (16) de forma reservada (sem público e imprensa), conforme um requerimento votado na reunião do dia 9 de março. Na última reunião pública da CPI foi ouvida a ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Marília Ferreira Alencar, que informou que alertou com antecedência os gestores da SSP sobre os riscos da mobilização golpista do dia 8 de janeiro. Também já foi ouvido ex-secretário executivo da SSP-DF, Fernando de Sousa Oliveira, no dia 2 de março.
Calendário de abril
Dia 04/04 (terça-feira) – Joveci Xavier de Andrade, empresário, e Adauto Lúcio de Mesquita, empresário.
Dia 13/04 (quinta-feira) – Coronel Cíntia Queiroz de Castro (PMDF).
Dia 20/04 (quinta-feira) – Tenente-coronel Paulo José (PMDF) e coronel Fábio (PMDF).
Dia 27/04 (quinta-feira) – Alan Diego dos Santos e George Washington de Oliveira Souza, ambos envolvidos na tentativa de explosão de caminhão-tanque no aeroporto de Brasília.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino