Fazer cinema a partir da periferia do Distrito Federal é um dos objetivos do Cinema é Ralação, projeto que oferece oficinas gratuitas de diferentes etapas da produção audiovisual com profissionais renomados oriundos do DF, de Goiás e de Cuba. Entre os dias 7 e 30 de março, os participantes poderão ter acesso a aulas sobre funções primordiais do audiovisual: Maquinária e Elétrica, Som Direto, Operação de Som e Operação e Assistência de Câmera. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (3), no site.
A diversidade e a equidade racial e de gênero são alguns dos pilares do projeto idealizado por dois jovens cineastas crias da periferia do DF, Alice Lira e Leomon. Por isso, 50% das vagas serão reservadas para moradores de regiões periféricas, mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência auditiva.
:: Antonio Marinho, poeta pernambucano, é nomeado diretor de Cultura Popular do MinC ::
"Queremos ensinar as funções técnicas para um público diverso que não teria esse acesso de maneira fácil. São cursos difíceis de encontrar no DF e que geralmente necessitam de grandes investimentos. A nossa ideia é focar na técnica e mostrar pra galera como se faz, possibilitando a geração de emprego e renda”, explica Lemon.
Os equipamentos utilizados nas oficinas serão os mesmos que os educadores usam na prática diária, aproximando os participantes da realidade do mercado de trabalho. A ideia é simular a experiência de um set de gravação com equipamentos profissionais.
As aulas do Cinema é Ralação acontecem de forma online e presencial. Os encontros presenciais serão sediados em quatro diferentes Regiões Administrativas do DF, a fim de ampliar o alcance de participantes e democratizar ainda mais o acesso: a Oficina de Maquinária e Elétrica acontecerá no Estúdio da AICON, no SIA; a de Som Direto no Jovem de Expressão, em Ceilândia; a de Operação de Som no IFB Recanto das Emas e a de Operação e Assistência de Câmera no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. Todas contam interpretação em Libras e os participantes receberão uma muda de planta do Cerrado e um copo reutilizável.
Já as aulas online serão transmitidas ao vivo e com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Após a finalização do curso, as aulas ficarão disponíveis online para o público em geral, durante seis meses, com interpretação em Libras e legendas closed caption.
Como resultado final do projeto, dez participantes serão selecionados para um acompanhamento de dois meses da sua trajetória profissional na área. Além disso, os selecionados participarão da produção de um minidocumentário sobre as vivências das oficinas do Cinema é Ralação.
Cinema é Ralação - Oficinas Técnicas e Profissionalizantes
Período de inscrição: até 3 de março
Inscrições no site do projeto
Período de aulas: 7 a 30 de março
Informações: [email protected]
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Márcia Silva