Ajuda humanitária

Venezuela envia brigada para auxiliar Turquia e Síria nos resgastes após terremoto

Equipe é formada por 52 técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros; país também enviou remédios e alimentos

Caracas (Venezuela) |
Grupo enviado por governo venezuelano se juntará a equipes de resgate na Síria e na Turquia - Ministério do Interior

O governo da Venezuela enviou na madrugada desta quarta-feira (08) uma brigada humanitária à Turquia e à Síria para ajudar as autoridades locais nas operações de resgate após um terremoto que atingiu os países no último domingo e matou mais de 11 mil pessoas.

O grupo venezuelano está composto por 52 especialistas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que se uniram na Força Tarefa Humanitária Simón Bolívar. Além dos técnicos, Caracas enviou 22 toneladas de insumos para ajuda humanitária, entre medicamentos e alimentos.

Ao anunciar o envio do auxílio, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, prestou as condolências do governo venezuelano às vítimas e disse que o país está pronto para auxiliar da melhor maneira possível.

::O que está acontecendo na Venezuela::

"Precisamos lembrar, sobretudo no caso do povo sírio, que é um país submetido a medidas coercitivas unilaterais. Aproveitamos o momento para pedir à comunidade internacional que levante sua voz para que as sanções, assim como contra a Venezuela, sejam suspensas", disse.

Já o ministro do Interior, Remigio Ceballos, afirmou que as brigadas são formadas por "especialistas com ampla experiência em emergências e desastres, para oferecer ajuda a nossos povos irmãos".

O avião levando assistência técnica e ajuda humanitária da Venezuela deve pousar primeiro na Síria, onde será entregue parte dos insumos e um grupo de bombeiros que ficará atuando no país.

Em seguida, na Turquia, o resto do carregamento será distribuído entre os afetados e as outras equipes se unirão aos grupos de resgate que trabalham atendendo os afetados no território.

O embaixador da Turquia na Venezuela, Aydan Karamanoglu, agradeceu a ação venezuelana e disse que o país não esquecerá "a solidariedade e a amizade da Venezuela nesses tempos difíceis".

No último domingo, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria causando enormes estragos materiais, além da morte de 11.200 pessoas, até o momento, segundo o governo turco.

Até esta quarta-feira, 34.810 pessoas haviam ficado feridas e ao menos 3.700 prédios haviam sido danificados na Turquia. Na Síria, as principais cidades afetadas foram Aleppo, Hama, Latakia e Tartus.

Edição: Rodrigo Durão Coelho