Mudança

Jacinda Ardern renuncia ao cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia

Líder neozelandesa afirmou que "não tem mais energia" para continuar a governar país após cinco anos e meio

|
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, do Partido Trabalhista - Mark Mitchell/AFP

Jacinda Ardern, a primeira-ministra da Nova Zelândia, anunciou nesta quinta-feira (19/01) que renunciará ao cargo até o início de fevereiro deste ano.

Em discurso, a líder neozelandesa afirmou que "não tem mais energia" para continuar a governar o país após cinco anos e meio na função. A decisão da premiê acontece nove meses antes de novas eleições legislativas.

"Sou humana. Nós damos tudo que podemos e então chega o momento de parar e, para mim, esse momento chegou. Simplesmente não tenho energia para mais quatro anos", afirmou Ardern, visivelmente emocionada.

Aos 42 anos de idade, Ardern foi eleita primeira-ministra em 2017, e deverá deixar a função até o dia 7 de fevereiro. A partir de agora, o Partido Trabalhista da Nova Zelândia precisará votar para escolher um novo líder.

Ao longo de seu mandato, a política ganhou duas eleições e se tornou a chefe de governo mais jovem do mundo. Além disso, Ardern enfrentou o desafio de liderar a Nova Zelândia durante a pandemia de Covid-19.

"Ela deu tudo de si neste cargo que é incrivelmente exigente", disse o líder do Partido Nacional, Chris Luxon, que agradeceu Ardern por sua dedicação ao país.

(*) Com Ansa.