Censo

Dados prévios do IBGE apontam que 5 cidades do RJ concentram quase 60% da população fluminense

Os cinco maiores municípios do estado somam 9,8 milhões de habitantes; a capital concentra o maior número de pessoas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Até o dia 25 de dezembro de 2022, 83,9% da população fluminense já havia sido recenseada somando mais de 178 milhões de pessoas - IBGE

Os números prévios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cinco cidades do estado do Rio de Janeiro concentram 58% da população fluminense.

Segundo informações divulgadas na coluna de Ancelmo Gois, a capital tem população de 6,6 milhões de pessoas, seguida por São Gonçalo (929 mil), Nova Iguaçu (819 mil), Duque de Caxias (782 mil) e Niterói (523 mil). Os cinco maiores municípios do estado somam 9,8 milhões de habitantes.

:: Saiba como identificar os recenseadores do IBGE ::

De acordo com a coluna, o município de Macuco é o que tem a menor população, com apenas 5,4 mil habitantes. 

Já as cidades com menos de 10 mil habitantes são Santa Maria Madalena (9,7 mil); Rio das Flores (9,3 mil); Comendador Levy Gasparian (8,7 mil); São Sebastião do Alto (7,7 mil); São José de Ubá (7 mil) e Laje do Muriaé (6,7 mil).


Segundo o Instituto, os entrevistadores devem estar sempre identificados com um crachá contendo o nome completo e a matrícula / Tânia Rêgo / Agência Brasil

Leia mais: Programa Bem Viver: Censo do IBGE é decisivo para a criação de políticas públicas

Até o dia 25 de dezembro de 2022, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister