Rio Grande do Sul

POPULAÇÃO

Prévia do Censo 2022 aponta que Rio Grande do Sul tem mais de 11 milhões de habitantes

Coleta de dados segue em janeiro com retorno aos domicílios onde não havia ninguém em casa ou houve recusa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
População que ainda não foi recenseada pode ajudar ligando gratuitamente para o Disque-Censo, a partir do dia 2 de janeiro - IBGE

O IBGE divulgou, nesta quarta-feira (28), a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. O levantamento, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano, aponta que o Rio Grande do Sul tem uma população de 11.088.065 habitantes.

Para esta divulgação, o IBGE utilizou os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. A prévia tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Cerca de 83,9% da população brasileira estimada já foi recenseada. No Rio Grande do Sul, o IBGE já recenseou 86,8% da população estimada. "Neste momento já percorremos todo o território. Apenas precisamos voltar àqueles domicílios em que não encontramos ninguém ou em que houve recusa", explica o coordenador operacional do Censo no RS, Luís Eduardo Puchalski.

O trabalho de coleta continuará no mês de janeiro com cerca de 2,9 mil recenseadores e 600 supervisores. No mês de fevereiro a expectativa para o estado é de um trabalho apenas residual e concentrado em algumas das grandes cidades gaúchas, como Porto Alegre, onde há maior dificuldade no recenseamento.

Responder ao censo “é um ato de cidadania”

A população que ainda não foi recenseada pode ajudar ligando para o Disque-Censo 137, que funcionará no estado a partir do dia 2 de janeiro. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.

O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. É possível saber em que cidades o telefone já está operando no site do IBGE.

"Nós contamos muito, como sempre, com a participação da população. É fundamental que compreendam a importância dos resultados do Censo e recebam os recenseadores do IBGE. As pessoas que entendam que não foram recenseadas podem ligar para o 137. É um ato de cidadania", afirma Puchalski.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira