Comunicação

Brasil de Fato recebe no Paraná homenagem pelos 20 anos de existência

A proposição foi da vereadora Carol Dartora (PT), em razão do 20º aniversário do veículo de comunicação, fundado em 2003

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Representando o jornal Brasil de Fato, o jornalista e coordenador político Pedro Carrano recebe a homenagem - Leo Silva

O jornal Brasil de Fato Paraná recebeu nesta terça feira (20) uma homenagem na Câmara Municipal de Curitiba, em virtude dos seus 20 anos de existência. A iniciativa dos votos de congratulações e aplausos foi apresentado pela vereadora Carol Dartora (PT) e aprovado pelo plenário do Legislativo.  

Em 2023, o Brasil de Fato Paraná completa 20 anos de atuação a partir da sua atuação como jornal independente. Criado pelos movimentos populares em janeiro de 2003, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, o jornal é hoje uma organização popular de comunicação que se destaca por difundir uma visão popular sobre os principais assuntos do Brasil e do mundo.

Carol Dartora ressaltou o compromisso do veículo com diversos temas relacionados com a transformação social, como política, economia, direitos humanos, cotidiano e cultura, além da prestação de serviços. “Parabéns ao Brasil de Fato. Parabéns por esse trabalho de 20 anos, tão forte e que vem se consolidando mais a cada dia, apoiando e dando suporte para uma informação de qualidade voltada à classe trabalhadora”, defendeu.

A homenagem foi recebida pelo jornalista, coordenador político e um dos fundadores do Brasil de Fato Paraná, Pedro Carrano. Para ele, esta homenagem é um indicativo de que o trabalho realizado pelo jornal está no caminho certo. "Os movimentos populares, sindicais e também os mandatos populares como os de Carol e Renato Freitas, por exemplo, sempre tem solicitado a presença do Brasil de Fato nas ações, mobilizações. Por isso, essa homenagem  é o principal indicativo que estamos no caminho certo de estar sempre presente, incentivando a organização popular e noticiando as principais luta dos trabalhadores," diz. 

"O Brasil de Fato Paraná é uma grande rede que envolve jornalistas, comunicadores e comunicadoras populares, distribuidores que levam nosso jornal até as periferias , comunidades de casa em casa e também tem a contribuição de militantes e organizações que apoiam e participam ativamente da vida do jornal. Temos muito o que agradecer essa rede que faz do jornal de fato uma grande organização em prol de uma informação de qualidade para o povo brasileiro," explica Carrano.  

Estiveram presentes também no ato de homenagem a repórter do Brasil de Fato Paraná, Ana Carolina Caldas, o editor Frédi Vasconcelos, a fotojornalista Giorgia Prates e a coordenadora de redes sociais do jornal, Lian Voigt.


Equipe que integra a redação do jornal Brasil de Fato Paraná presente na homenagem pelos 20 anos de existência do jornal / Leo Silva

No Paraná, já distribuiu gratuitamente mais de 2,26 milhões de exemplares de jornais impressos nos últimos seis anos. A edição número zero do jornal Brasil de Fato foi lançada no dia 28 de março de 2014. Mas foi só em 2016 que o tabloide passou a circular semanalmente, com 20 mil exemplares em 26 cidades do estado, todas às quintas-feiras.

Os conteúdos são produzidos por jornalistas, articulistas e movimentos populares do Brasil e do mundo, abordando uma diversidade de temas, como política, economia, direitos humanos, cotidiano e cultura, além de produções de serviços.

 


 

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano