Comunicação

“Vitória”: programa Central do Brasil chega à centésima edição

Produzido pelo Brasil de Fato em parceria com a TVT, material também tem o apoio de movimentos e frentes populares

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Produzido com o apoio de movimentos populares e das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, programa celebra os mais de três meses de estrada e começa a se consolidar junto ao público - Divulgação

O programa Central do Brasil, produzido pelo Brasil de Fato em parceria com a TVT, chega, nesta sexta-feira (30), a sua centésima edição. Surgido a partir da proposta de abordar o país sob um ponto de vista mais popular, plural e também analítico, o programa traz diariamente conteúdos variados que transitam entre os destaques do noticiário brasileiro e entrevistas com personalidades políticas e artísticas.

Produzido com o apoio de movimentos populares e das Frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo, o programa celebra os mais de três meses de estrada e começa a se consolidar junto aos ouvintes e telespectadores que acompanham a sua veiculação.  

“A gente está feliz por ter chegado até aqui. E é uma surpresa também, porque a gente começa um programa com uma promessa e não sabe se vai conseguir dar conta. Há dificuldades práticas – como construir o programa, como fazer isso no meio da pandemia, como gravar, como editar, como contratar pessoas que estão em diferentes lugares, se elas vão se envolver e construir um projeto comum. Acho que isso também está superado, porque no começo foi difícil. A gente olha pro centésimo programa e fala ‘foi difícil, mas a gente já está super afinado, conseguindo realmente dar conta, e dar conta de uma forma com qualidade’”, considera a jornalista e apresentadora, Pamela Oliveira.

Ela conta que o programa nasceu com o intuito de alcançar diferentes nichos sociais, mas especialmente integrantes de movimentos populares interessados em conteúdos televisivos e radiofônicos de qualidade. “Acho que a gente tem cumprido isso, acessando diferentes públicos. A gente entende que é uma vitória porque o programa tem sido muito bem aceito”.

Questionada sobre o que espera para os próximos passos do programa, a comunicadora diz esperar uma cobertura politizada das eleições de 2020, bem como um acompanhamento dos novos desdobramentos da crise do coronavírus.

“E, como a gente nasceu de forma vinculada com a pandemia, agora é hora de pensar em como a gente se coloca também em relação à reabertura, à polêmica das vacinas, etc.. Tudo isso pra trazer uma opinião de qualidade pras pessoas”, afirma Pamela.  

Na edição desta sexta-feira, o programa traz como destaque especial a cantora e compositora carioca Teresa Cristina. O Central do Brasil vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, a depender do veículo. Na TVT, na TV Comunitária Rio (Canal 6 NET Rio), no Youtube e no Facebook, a veiculação começa às 19h45min. Já na Rádio Brasil Atual (98,9 FM SP), na TVU PE (Canal 11 Recife) e na rádio web Brasil de Fato, a programação começa às 20 horas.

Edição: Rodrigo Chagas