“Que todo ser humano plante e cuide de uma árvore por cada ano da sua vida”. Esse é o lema do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, que organiza um mutirão nacional de plantio para o próximo domingo (4). Em Minas Gerais, cinco cidades têm atividades planejadas
Como o próprio nome diz, o plantio de mudas tem o objetivo de regenerar os diversos biomas brasileiros e acontece todo ano no período chuvoso, de outubro a março. As ações são organizadas de forma voluntária em sítios, margens de rio, córregos, praças e outras áreas públicas, em que serão plantadas árvores do bioma correspondente.
“Imagine milhares de pessoas saindo de casa no mesmo dia para plantar e cuidar de uma muda de árvore do seu respectivo bioma. Imagine que isso se torne um hábito, que o seu legado de vida aqui na Terra, seja também árvores plantadas para os seres do futuro. Esse é o sonho”, convocam os organizadores.
O movimento orienta seus voluntários a sempre plantar mudas em diversidade, nunca só de uma espécie. E pelo próprio movimento é possível saber se na cidade há viveiros parceiros. Mais informações, como cadastro e contatos, podem ser acessadas aqui.
Em Belo Horizonte, o plantio acontece no Córrego Cercadinho, no bairro Buritis, realizado pelo Movimento Cercadinho e Ponte Queimada – Córregos Vivos. O movimento planta há 20 anos, com o intuito de proteger as águas da bacia do Cercadinho, que possui inúmeras nascentes e foi o primeiro ponto de captação de água da cidade.
Além da capital mineira, outras quatro cidades do estado se integram ao Movimento Regenerativo Tempo de Plantar.
Confira
. Belo Horizonte: às 8h, Rua Mario Coutinho, 625, Estoril – Cercadinho. Contato (31) 98843-0534
. Alfenas: das 8h às 13h, Sítio Luz da Colina, Rodovia Alfenas / Machado. Contato (35) 98803-6891
. Paracatu: 10h, entrada da Chácara Flor de La Vida, região do Sobrado. Contato (38) 99952-9867
. Ribeirão das Neves: às 10h, rua Jacarandás, 120, bairro Verônica, Justinópolis. Contato (31) 97204-4004
. Pedro Leopoldo: às 8h, Parque Estadual Serra do Sobrado (necessário inscrição para entrada no parque). Contato (31) 98757-0963
Fonte: BdF Minas Gerais
Edição: Larissa Costa