ARTE

Opressão de gênero na sociedade capitalista é tema de espetáculo de circo gratuito no RJ

Apresentação da peça "Livre Acesso" começa neste sábado (12) na Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Espetáculo usa técnicas circenses da acrobacia, contorção, força capilar e parada de mão - Foto: Rodrigo Menezes

Um espetáculo que aborda a construção social dos papéis de gênero na nossa sociedade a partir do surgimento do capitalismo. Esse é o “Livre Acesso”, peça da companhia carioca Circo no Alto que faz circulação pela cidade do Rio de Janeiro nos meses de novembro e dezembro. 

A apresentação é dirigida e roteirizada por Natássia Vello e mostra que nem sempre fomos uma sociedade patriarcal, levando à cena a diversidade histórica dos corpos, de como eles foram subjugados, tolhidos e padronizados de acordo com as expectativas do sistema capitalista. A encenação vai das bruxas medievais às personalidades contemporâneas que militam em prol dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Para dar voz aos temas, três acrobatas, Camila Krishna, Carol Costa e Rafael Garrido, debruçaram-se sobre suas experiências pessoais enquanto mulher, mulher negra e homem gay, respectivamente, e criam uma pesquisa de linguagem a partir das técnicas circenses da acrobacia, contorção, força capilar e parada de mão. Às técnicas acrobáticas são incorporados movimentos inspirados em manifestações populares brasileiras como a capoeira e o funk, com o objetivo de reconhecer as raízes históricas de origem afro-brasileira pulsantes nos corpos dos artistas.


Elenco é composto por Camila Krishna, Carol Costa (no alto) e Rafael Garrido / Foto: Rodrigo Menezes

O espetáculo conta também com uma estrutura piramidal, desenvolvida pela diretora de arte Ianara Elisa, com cerca de quatro metros de altura e sustentada por três pilares, reforçando a tríade dos artistas em cena e trazendo em si simbolismos a respeito da pirâmide social, do masculino e feminino, da fogueira, da Santíssima Trindade, entre outros. 

A exibição começa neste sábado (12) na Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, seguindo para a Lona Cultural Terra, em Guadalupe (26) e finaliza na Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador (2).

A peça tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura.

 

SERVIÇO

“LIVRE ACESSO”

Temporada: 04/11 a 02/12

Valor: gratuito

Duração: 55 minutos

Classificação Etária: livre

 

PROGRAMAÇÃO:

Areninha Carioca Renato Russo 12/11, às 16h

Parque Poeta Manuel Bandeira, SN - Aterro do Cocotá, Ilha do Governador.

 

Lona Cultural Terra 26/11, às 17h

 R. Marcos de Macedo, s/nº - Guadalupe.

 

Areninha Carioca Renato Russo 02/12, às 22h

Parque Poeta Manuel Bandeira, SN - Aterro do Cocotá, Ilha do Governador.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister