Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com inflamação na laringe na altura das cordas vocais em exames de rotina realizados neste sábado (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).
De acordo com o comunicado do hospital, o presidente eleito tem "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", informa o boletim médico apresentado pelo Sírio-Libanês.
A leucoplasia é uma espécie de mancha ou placa branca, geralmente benigna, presente na mucosa das cordas vocais.
Outro exame confirmou que Lula não tem mais células cancerígenas em seu organismo. Ele teve um tumor diagnosticado no Sírio em 2011, e chegou a fazer tratamento contra câncer na laringe.
Apesar da inflamação na laringe, está mantida para a próxima segunda-feira (14) a viagem de Lula ao Egito para participar da Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP27. A informação é da assessoria de imprensa do presidente eleito.
Leia a nota do Hospital Sírio-Libanês:
"O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito."
Edição: Vivian Virissimo