LIVROTECA

Livroteca Brincante do Pina fomenta ações de acesso à cultura e leitura no Recife

O projeto promove o compartilhamento de livros, uma iniciativa de comunicação popular e diversas ramificações

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Entenda qual é a função social do projeto dentro da comunidade do Bode - Livroteca Brincante do Pina

Um grupo encabeçado pelo músico e poeta Ricardo Gomes, conhecido como Kcal, alterou o cenário da comunidade do Bode, localizado no bairro do Pina, zona sul do Recife, através da troca de informações e o incentivo à cultura. Essa é a marca da Livroteca Brincante do Pina.

Assista:

A livroteca

Idealizado há 27 anos, o projeto distribui solidariedade estimulando a leitura, a integração artística, cultural e ambiental que tem como base uma biblioteca comunitária, iniciada ainda na palafita, com foco em trabalhar com a comunidade do Bode. O sonho iniciou quando Kcal, idealizador do projeto, encontrou na comunidade um saco cheio de livros e fez daquele achado um mar de conhecimento que hoje é a Livroteca.

“Eu fiz um sonho sincero ser real. Juntei livros durante 15 anos e fiz uma biblioteca. Hoje nós temos um acervo de 8 mil livros e 120 crianças registradas. Atividades com música, poesia, artesanato, cinema, teatro e isso mudou a realidade da comunidade que antes era vista só como violenta, miserável, entende?”, destaca o Kcal.

Leia: Com pandemia, bibliotecas comunitárias assumem missão de matar a fome nas periferias

Uma outra cara para a comunidade

A inserção do projeto no Bode possibilitou a ampliação de oportunidades para os mais de 40 mil habitantes do local, que passaram a se sentir ouvidos. Os moradores criaram a rádio comunitária A Voz da Lama, que é conhecida como uma "rádio de andada" porque circula no bairro em uma bicicleta e em barcos pelo Rio Capibaribe, para comunicar àqueles que vivem nas palafitas. Magda Alves é voluntária da livroteca há sete anos e produz a rádio junto à comunidade.

“A rádio a voz da lama é feita pelas pessoas da comunidade que escrevem o roteiro, que também veem os assuntos que tem a ver com a comunidade, porque assim, como a gente vai falar de algo que é distante da comunidade? Ou um linguajar que as pessoas não vão entender, do que adianta? Estamos fazendo para quem? O público-alvo são as pessoas da comunidade, as pescadoras, os marisqueiros, os comerciantes que às vezes até não sabe ler, então a gente trata de pesca, a gente fala sobre política de uma forma popular para que as pessoas entendam”, aponta Magda.

Leia: Mapa da Mídia Independente e Popular de PE dá destaque a veículos e coletivos de comunicação

Conheça o projeto

Além do acervo, a Livroteca Brincante do Pina oferece aulas de canto, de dança, o Cine Bode, acompanhamento escolar e alfabetização para os moradores do Bode. Durante a pandemia da covid-19, a iniciativa ajudou nas doações de alimentos e itens de higiene para mais de 300 famílias da localidade, ações que tem mudado a vida e as ruas do Pina. Para conhecer, se tornar um voluntário ou fazer uma doação, acesse o Instagram.
 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga