Pernambuco

RÁDIO

Acesso à leitura e funcionamento de bibliotecas comunitárias é tema do Prosa e Fato

Hoje, o Brasil ocupa a 60ª posição em um ranking sobre a média mundial de leitura entre 70 países

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

No Brasil, 86,7% das bibliotecas comunitárias estão localizadas nas periferias das áreas urbanas - Fernando Frazão / Agência Brasil

As bibliotecas comunitárias são espaços populares voltados para o incentivo à leitura, à cultura e o compartilhamento de livros que nascem por iniciativa de moradores ou de entidades que atuam em benefício de determinada comunidade, bairro, rua e afins. Esses espaços de leitura e bibliotecas trazem o objetivo de garantir o uso público e comunitário dos livros como essência, mas também se organizam em torno de pautas sociais e também de acesso à cultura.

Nas edições do Prosa e Fato do mês de julho os programas serão sobre a importância da leitura. No programa desta semana, vamos trazer as iniciativas das bibliotecas comunitárias e para conversar conosco sobre esse tema, convidamos a agitadora cultural e coordenadora da Livroteca Brincante do Pina, Paulinha Menezes e Sthefano Santana, mediador e articulador do Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga