Nas telonas

Festival de Cinema do Rio inicia nesta quinta-feira (6) com 200 produções em cartaz

Evento marca retorno do clássico Cine Odeon, localizado na Cinelândia, na região central da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As sessões acontecem em diversos pontos da cidade como no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e também marcam o retorno ao clássico Odeon - Divulgação

Nesta quinta-feira (6) se inicia a programação do Festival do Rio. O evento, que ocorre até o sábado (15), tem quase 200 títulos nacionais e internacionais em exibição. O Festival  terá alguns dos filmes mais esperados, comentados, raridades e estrangeiros exibidos nos principais festivais ao redor do mundo, além dos brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor.

Entre as produções mais aguardadas estão ”Argentina 1985”, ”Noites de Paris” e ”My Policeman”. O festival destaca ainda  ”Grito de Horror”, ”Piggy” e ”O Menu”.

As sessões acontecem em diversos pontos da cidade como no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e também marcam o retorno ao clássico Odeon, na Cinelândia. O público ainda ganha a volta do cinema ao ar livre na Praia de Copacabana.

Programação

Na programação, a seleção internacional traz os aguardados "Close" (Close), de Lukas Dhont; "Noites de Paris" (The Passengers of the Night) de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg; o concorrente da Argentina ao Oscar de Melhor Filme Internacional Argentina, "1985" (Argentina, 1985), de Santiago Mitre, com Ricardo Darín e Peter Lanzani; "Sra. Harris Vai a Paris" (Mrs. Harris Goes to Paris), de Anthony Fabian, com Isabelle Huppert; "Call Jane" (Call Jane), de Phyllis Nagy; "Mali Twist "(Mali Twist), de Robert Guédiguian; "Dalíland: A Vida de Salvador Dalí" (Daliland), da cultuada diretora de “American Psycho” Mary Harron ; e – acalmem as fãs – "My Policeman" (My Policeman), de Michael Grandage, com Harry Styles. 

O festival também terá uma programação para os amantes do terror, com uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados: "Piggy" (Piggy), de Carlota Pereda; "O Menu" (The Menu) de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; "Halloween Ends" (Halloween Ends), de David Gordon Green; "Oldboy" (Oldboy), de Park Chan-Wook; "Grito de Horror" (The Howling), de Joe Dante. 

Já para alegrar a todos, duas exibições especiais de clássicos da emoção: "Priscilla, a Rainha do Deserto" (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott e "E.T.: O Extraterrestre" (E.T.: The Extra-Terrestrial), de Steven Spielberg.

A programação completa do Festival do Rio pode ser conferida no site do festival. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse