Rio de Janeiro

AGENDA CULTURAL

Sucessos do cinema brasileiro serão exibidos gratuitamente em Nova Iguaçu (RJ) no fim de semana

Projeto é parceria do Festival do Rio, que acontece em outubro, com a Fundação de Artes do Estado do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
três verões cinema
Em "Três verões", Regina Casé interpreta empregada doméstica de uma família com envolvidos na Operação Lava Jato - Divulgação

A partir desta sexta-feira (19) e até o próximo dia 28, o projeto itinerante Cinema Circulação fará exibição gratuita de filmes brasileiros recentes em pontos de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O projeto, que já passou por Duque de Caxias, também na Baixada, é uma parceria entre o Festival do Rio e a Funarte (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio).

Já na tarde desta sexta-feira (19), o projeto exibe o filme "Pacarrete", que tem no elenco a atriz Marcélia Cartaxo, eternizada nas telas dos cinemas como a Macabéa de "A hora da estrela", filme de 1985 baseado no livro de Clarice Lispector. "Pacarrete", que conta a história de uma professora de dança aposentada, passa às 15h no Complexo Cultural de Nova Iguaçu.

Ainda nesta sexta, às 19h, o projeto exibe "Três verões", outro sucesso que tem no elenco Regina Casé. Ela ganhou o Troféu Redentor de melhor atriz no Festival do Rio de 2019, mas o filme acabou tendo sua exibição nas salas prejudicada por conta do início da pandemia da covid-19. Agora, o projeto dá a oportunidade para quem ainda não viu a atriz na pele de uma empregada doméstica de uma família cujo integrante é alvo da Operação Lava Jato.

Na sexta-feira da semana que vem, no dia 26, o projeto exibe às 15h o filme "Eduardo e Mônica", uma adaptação da famosa canção da banda de rock Legião Urbana. O filme, que se passa durante o nascimento da cena do rock dos anos 1980 em Brasília, foi muito elogiado na época de seu lançamento, em 2021, e tem no elenco a atriz Alice Braga e o ator Gabriel Leone.

Também no dia 26, às 19h, é a vez de "Medida Provisória", primeira direção de Lázaro Ramos e que tem no elenco Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves e Alfred Enoch. A ficção científica distópica lançada em 2022 nos cinemas tematiza o racismo no Brasil em um futuro não tão distante. A sessão também será Complexo Cultural de Nova Iguaçu.

No domingo (28), o projeto leva à Praça CÉU, no Jardim Paraíso, mais duas produções nacionais: às 14h, o público assiste à animação "Meu amigãozão - o filme". Às 17h, é a vez do longa-metragem "Correndo atrás", que tem direção de Jefferson De e Aílton Graça no elenco.

Entre os dois fins de semana, o projeto realiza algumas oficinas. Confira:

Dia 23 (terça-feira), de 14h às 18h

Brinquedos óticos, na Praça CÉU, Jardim Paraíso

 

Dia 24 (quarta-feira), de 14h às 18h

Brinquedos óticos, na Praça CÉU, Jardim Paraíso

 

Dia 24 (quarta-feira), de 14h às 18h

Games, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu

 

Dia 24 (quarta-feira), de 14h às 18h

Linguagem cinematográfica e vídeo, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu

Edição: Eduardo Miranda