VISIBILIDADE

Julian Santos, cantor e compositor transmasculino da Paraíba, lança EP

O EP Xote System tem três faixas e busca valorizar a musicalidade e as potências instrumentais do Nordeste

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Julian Santos vem ocupando espaços importantíssimos na música e na arte dentro e fora da cena LGBTQIA+ - Divulgação - Assessoria

Julian Santos é um artista transmasculino paraibano, cantor e compositor, que lançou o EP Xote System, composto pelas canções “Morena Bandida”, “A Cada Dia” e “Livre Leve & Solta”. Julian já realizou dois outros trabalhos de forma independente, onde trouxe poesia marginal e música popular como base em “Transrevolução” e “Show-Manifesto”, que foram EPs que abordaram a temática da LGBTfobia e também o ato de amor e cuidado ao corpo trans.

“Nesse novo trabalho, na verdade, é a primeira vez que falo sobre amor, pois no Transrevolução e no Show Manifesto, eu trouxe músicas mais ‘artivistas’, falando sobre LGBTfobia e sobre ser um corpo transmasculino numa sociedade que mais mata pessoas trans no mundo”, afirma Julian

O EP Xote System tem três faixas que, de acordo com o artista, tem como objetivo "valorizar as potências instrumentais do nordeste". Julian conta que teve a ideia de produzir o EP quando sofreu um episódio de xenofobia na cidade de São Paulo por ter o sotaque nordestino. “Meu sotaque foi visto como marcante e regionalista e pediram para que eu diminuísse um pouco. A partir desse momento tive a ideia do Xote System onde misturo reggae e soundsystem com o xote. Foi uma mistura minha, onde quis trabalhar as harmonias e melodias que são marcantes na música nordestina, e nessa mistura, encontramos o triângulo com o beatbox, a guitarra com a zabumba e o baixo pesado do dub com o choro da sanfona”, explica o artista.

O cantor também afirmou ter tido referências de bandas de xote e também artistas pop. "Eu trago como referência  artistas internacionais como a Rihanna, artistas e instrumentistas da minha terra, e também bandas de xote como o Falamansa", completa.  


Julian Santos, artista transmasculino paraibano, é cantor e compositor e está lançando seu terceiro trabalho com o EP Xote System / Divulgação - Assessoria

Sobre as faixas

A música “Morena Bandida”, primeira faixa do EP, foi inspirada de uma forma um tanto quanto inusitada. O artista conta que compôs a música enquanto tomava um banho de mar na Praia de Pipa (RN) e acabou sendo derrubado várias vezes pelas ondas. “Gente, é sério, eu compus a música enquanto tomava um ‘caldo’ (risos) simplesmente, naquele momento surgiu inspiração, enquanto a onda molhava minha boca, me engolia e me devolvia de novo. Essa faixa eu escrevi pensando em amor e espero que as pessoas quando escutem, sintam o mesmo”, afirma.

“A Cada Dia” é um retrato da história de vários nordestinos que precisam tanta vezes ir embora de sua terra e abrir mão de muitas coisas, inclusive do seu amor. Nessa faixa aparece a mistura do beatbox com a sanfona e o triângulo, além da sonoridade da guitarra e do baixo presente no reggae. 

Parceria e amor trans

Julian gravou a terceira música “Livre Leve & Solta” com sua namorada, Bianca Manicongo, a Bixarte, também artista, mulher trans e paraibana. No feat com Bixarte aparece o reggae tradicional e um solo de guitarra autoral do cantor. “A Bianca improvisou nessa música, e vocês não tem noção do quanto esse trabalho ficou lindo. Incrível”, declara Julian.

Para conhecer o trabalho do artista, basta buscar por Julian Santos nas plataformas Spotify, Dezzer, Youtube, Apple Music e Amazon Music


 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco