ASSISTA

Bem Viver na TV: Da agricultura familiar para merenda escolar, qual a importância do Pnae?

Programa traz experiências do PNAE em Minas Gerais e Paraná, além de uma entrevista com Ivan Baron sobre capacistimo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver na TV mostra a importância do PNAE no país, a partir das experiências de escolas públicas no interior do Paraná e no território indígena Xacriabá em Minas Gerais - Divulgação

Quem tem fome, tem pressa e nesta edição do  Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, o Alimento é Saúde, traz iniciativas que mostram a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

A reportagem traz experiências do território indígena Xacriabá no município de São João das Missões (MG) e na Cooperativa dos Agricultores Familiares de São João do Triunfo (PR), que mostram como o programa trouxe benefícios às comunidades tanto para as crianças como para a agricultora familiar mesmo em meio à um cenário de crise no país.

Assista:

Veja também: PNAE favorece alimentação saudável em escolas públicas e território indígena em Minas Gerais

Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), que acompanha os números da soberania e segurança alimentar no país, em pouco mais de um ano, a fome dobrou nas famílias com crianças menores de 10 anos, subindo de 9,4%, em 2020, para 18,1% na atualidade.

O quadro faz com que o fortalecimento da mais antiga política pública de segurança alimentar e nutricional do Brasil se torne uma reivindicação urgente de entidades do campo.

"Nesse último ano a gente sabe que os alunos estão se alimentando mais na escola, a gente sabe que tem alunos que é a única, a base da alimentação deles diária é na comunidade escolar", afirma Silvia Mara Woiciechowski, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de São João do Triunfo, ao mesmo tempo que ressalta que desde 2017, os repasses feitos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação não são reajustados.

No fim de agosto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a vetar uma emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias que previa o reajuste de 34% ao PNAE. A proposta tinha sido aprovada em julho, pelo Congresso Nacional, como lembra Silvia Mara.  

"Isso impacta e muito tanto na questão da agricultura familiar, enquanto cooperativa, quanto os agricultores, quanto na alimentação escolar, que veja a gente manda um alimento saudável pra escola, mas na escola está abarrotada de produtos processados, enlatado então eu acho que isso impacta muito na questão do processo de alimentação dentro da escola mesmo".

E tem mais... 

O  Momento Agroecológico conta a história do assentamento Vila Conceição, primeiro do Maranhão. Hoje, 35 anos depois, mais de 200 famílias fazem da ocupação referência na produção de alimentos no estado.

21 de setembro é Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e no quadro de Entrevista, o influenciador da inclusão, Ivan Baron, fala sobre o que é e como combater o capacitismo.

No  Mosaico Cultural o inigualável Luiz Gonzaga! Há 33 anos que o Brasil sente saudade do rei do baião e em Recife (PE) um memorial dedicado ao artista acaba de ser reaberto.   

Comida de Verdade

No Comida de Verdade a chef, Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina uma receita deliciosa de arroz doce sem leite condensado. Confira o passo a passo:

Ingredientes –  cerca de 8 porções 
3l de leite – separado em 2,5l + 500ml
500g de açúcar – mix demerara com mascavo
1 copo americano de arroz agulhinha lavado e escorrido
200ml de água
Raspas de 1 limão
3  cravos-da-índia
Canela em pó para servir

Modo de preparo:
Coloque o açúcar e os cravos em uma panela de fundo grosso e deixe o açúcar derreter até virar um caramelo. Aí você junta o leite, 2,5L de leite a esse caramelo, que vai endurecer e depois dissolver no leite à medida que esquenta, passando o seu sabor.

Aí entra a paciência, vou deixar ferver e reduzir até o ponto de leite caramelado grosso, no ponto do “inimiguinho” industrializado, mas muito mais gostoso é claro!

Hora de cozinhar o arroz. Coloque o arroz previamente lavado e escorrido em uma panela com leite e com água e deixe cozinhar mexendo de tempos em tempos até o arroz ficar bem cozido.

Junte o arroz ao leite caramelado e deixe que cozinhem juntos por uns cinco minutos. Finalize com as raspas ou uma casquinha de limão, que dá um gosto todo especial, deixe ferver mais 30 segundos e tá pronto.

Sirva polvilhado de canela se for do seu gosto. Frio ou quente, você que escolhe.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza