Esta edição do programa Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, celebra o Dia da Amazônia, 5 de setembro, com uma reportagem sobre a Série "O Som do Rio" no Mosaico Cultural. Exclusiva para YouTube, a produção une a liderança indígena Val Munduruku e a artista Maria Gadú numa jornada de conhecimento pelo Rio Tapajós, no Pará.
A obra, dividida em quatro episódios, foge do olhar comum sobre a preservação da Floresta Amazônica. Nela, os povos, a cultura e o território são os protagonistas.
Veja também: Vai-vai, Quilombo Saracura e o metrô: obra reacende luta pela memória negra no Bixiga
"É a busca por uma alimentação saudável, é a busca de resguardar os lugares ancestrais, o que para a cultura de um meu povo é muito importante né? Então falar da Amazônia também sobre esse olhar, de que tem pessoas aqui que são importantes para toda esse cenário de proteção do ambiente", ressalta Val Munduruku.
Em abril deste ano, dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectaram a derrubada de 1.197 km² de floresta na Amazônia, 54% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2021 e pior marca do mês em 15 anos. De acordo com o Instituto a área de floresta posta abaixo no bioma corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
Saiba mais: Márcia Tiburi debate cultura do ódio no Bem Viver na TV
Além de lutar contra a devastação da própria floresta, os ribeirinhos carecem de serviços básicos, como o acesso regular à saúde e saneamento básico. A falta de condições mínimas de permanecer no território é suprida pelo trabalho de ONG´s como o Projeto Saúde e Alegria.
"Esses moradores fazem um papel e um serviço de proteção desses recursos naturais que de uma certa maneira geram benefícios globais, de regulação climática, manutenção da biodiversidade, essa coisa toda. Em troca, ao invés de políticas de bem viver, acabam recebendo bala e doença de branco", afirma à reportagem do programa Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria.
E tem mais...
O Alimento é Saúde mostra tudo sobre a Araruta, uma raiz cheia de benefícios que foi esquecida pela população no Ceará.
Na Dica de Saúde, tem uma orientação sobre a importância dos espaços públicos para o desenvolvimento das crianças com a pedagoga e urbanista Cláudia Sales de Alcântara.
E continuando o debate sobre eleições, Teresa Maia apresenta o Projeto Brasil Popular no quadro de Entrevista.
Comida de Verdade
No Comida de Verdade, a chef Letícia Massula, do do Blog Cozinha da Matilde, ensina o mingau de arroz. Confira o passo a passo:
Ingredientes
1 copo de arroz lavado e escorrido
600ml de leite
1 copo de água
½ copo de açúcar
1 pitada de sal
Melado ou mel
Banana, manga ou a fruta que tiver em casa
Modo de preparo:
Triture de leve o arroz lavado com a água e coloque pra cozinhar no leite com uma pitada de sal. Cozinhe até o arroz ficar bem molinho e engrossar o leite.
Junte o açúcar, misture bem e deixe ferver junto.
Passe para potinhos e leve pra geladeira pra gelar.
Na hora de servir, junte melado ou mel e frutas picadas. Está pronto!
Onde assistir
Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Quando
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Marina Duarte de Souza