Eleições 2022

Pesquisa Ipec: Zema lidera em Minas com 47% das intenções de voto, contra 31% de Kalil

Levantamento mostra que, se a eleição fosse hoje, o atual governador seria reeleito no primeiro turno

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Diferença entre Zema e Kalil caiu de 20% para 16% - Foto: Divulgação

A pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) realizada em Minas Gerais, divulgada nesta terça-feira (6), mostra que o candidato à reeleição ao governo, Romeu Zema (Novo), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) seguem à frente na corrida eleitoral.

Desta vez, Zema somou 47% das intenções de voto, enquanto Kalil aparece com 31%. Com esses números, o atual governador mantém a preferência e pode ser reeleito no primeiro turno. Na pesquisa do Ipec divulgada em 30 de agosto, Zema tinha 44% das intenções de voto e Kalil aparecia com 24%.

Em seguida, aparecem Carlos Viana (PL) com 2% e Lorene Figueiredo (Psol), Marcus Pestana (PSDB), Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB) com 1% das intenções de voto. Os candidatos Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Cabo Tristão e Lourdes Francisco tinham 1% dos votos na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 8% e não responderam outros 8% dos entrevistados.

Leia também:

Pesquisa eleitoral para o Senado aponta crescimento de PT e PL

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 3 e 5 de setembro em 81 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG‐02838/2022.

Edição: Thalita Pires