brasil sem veneno

SP: Armazém do Campo recebe debate sobre prejuízos de agrotóxicos à saúde, neste sábado

Público poderá conferir mapa do corpo humano que demonstra como pesticidas afetam nosso organismo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Aumento na liberação de agrotóxicos começou a crescer em 2016, - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Como e em que parte do corpo cada agrotóxico afeta o organismo e ameaça a nossa saúde? Neste sábado (23), pesquisadores, integrantes do MST e jornalistas vão responder esta e outras perguntas em um evento aberto ao público. Serão apresentados relatórios e reportagens recentemente publicados no Brasil e fora. 

A ação faz parte da campanha Brasil Sem Veneno, uma parceria entre as equipes editoriais do observatório do agronegócio no Brasil, De Olho nos Ruralistas, e O Joio e o Trigo.

:: Sem armas nem barcos, Força Nacional suspende atuação em bases da Funai no Vale do Javari  :: 

O evento acontece no Armazém do Campo de São Paulo (confira o endereço no final da página), a partir das 11h. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

:: Calor sem precedentes em Europa, EUA e China mostra aumento de efeitos da mudança climática :: 

Uma das novidades que o público poderá ter contato é um mapa do corpo humano que indica em que parte e de que forma cada tipo de agrotóxico prejudica nossa saúde. “A gente fez uma investigação com médicos e cientistas sobre o impacto dos agrotóxicos em cada parte do corpo. Como que esses venenos impactam no nosso cérebro, na nossa respiração”, explica Natalie Lima Hornos, integrante do site De Olho Nos Ruralistas e uma das realizadoras do Brasil Sem Veneno.


Evento em SP ocorre no Armazém do Campo, dia 23 de julho. / Divulgação/De Olho nos Ruralistas

Participações

Na mesa de debate estão confirmados João Peres e Schirlei Alves do site O Joio e O Trigo, representantes do MST e Mônica Ferreira, sob a mediação de Bruno Bassi do De Olho nos Ruralistas. Os participantes poderão ainda se deliciar com comidas agroecológicas.

Virtualmente, a pesquisadora Larissa Bombardi também vai participar. Doutora em Geografia, ela anunciou, em março de 2021, que estava deixando o Brasil por motivos de segurança. Recentemente ela publicou o relatório Comércio Tóxico - A ofensiva do lobby dos agrotóxicos da União Europeia no Brasil, junto com o pesquisador Audrey Changoe.

De acordo com Natalie Hornos a motivação da campanha Brasil Sem Veneno foi o aumento expressivo da liberação de agrotóxicos nos últimos anos, especialmente desde o início do governo de Jair Bolsonaro (PL). “É fundamental as pessoas perceberem a ligação do bolsonarismo com o avanço do agronegócio”, defende a jornalista. 

:: Por que a reforma agrária interessa também a quem mora na cidade? :: 

Além de denunciar os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana, a campanha Brasil Sem Veneno quer propor uma alternativa para este cenário. "Queremos botar no centro do debate a importância dos agricultores familiares, os defensores desse modo de vida saudável. E também qual é a relação disso com nossa missão como sociedade, principalmente pensando que estamos em ano de eleição. Temos que pautar a agroecologia como tema eleitoral, como outro modo de vida que a gente quer ter”, defende Natalie Hornos.

:: Intimidação de garimpeiros mostra que segurança piorou no Javari após mortes de Bruno e Dom ::

Mais eventos

Depois de São Paulo, o projeto Brasil sem Veneno vai para o Norte do país. O evento acontece no X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), no painel “Brasil envenenado – agrotóxicos e seus impactos socioambientais”, organizado pela Fundação Heinrich Böll no dia 29/7, em Belém (PA). 

Por último, volta ao Sudeste, no dia 30/7. O evento acontece no Rio de Janeiro (RJ), para um debate no Raízes do Brasil, às 14h30.

Serviço

Lançamento Brasil sem Veneno
Local: Armazém do Campo, Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos - São Paulo (SP)
Data: 23/7/2022
Horário: 11 horas

Edição: Lucas Weber