Entidades que representam servidores da Polícia Federal divulgaram nesta terça-feira (19) uma nota conjunta para defender as urnas eletrônicas após o ataque de Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral. Em reunião com embaixadores nesta segunda-feira (18), o presidente usou fake news para criticar o processo de eleições no país.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL) afirmam possuir "total confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas."
"A Polícia Federal é uma das instituições de estado que tem por atribuição garantir a lisura e segurança das eleições, que desde a redemocratização ocorrem sem qualquer incidente que lance dúvidas sobre sua transparência e efetividade", segue o texto.
A nota afirma, ainda, que "acatar a legislação eleitoral vigente e respeitar a constituição, bem como as decisões democráticas é imprescindível a todo e qualquer representante eleito ou postulante a cargo eletivo." O texto não cita o nome de Bolsonaro.
Edição: Rodrigo Durão Coelho