Nesta edição do Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, o Mosaico Cultural traz a primeira edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que celebra com música e muita cultura popular os frutos da agricultura familiar em Natal, no Rio Grande do Norte.
"A maioria da nossa cultura popular vem dessas pessoas que trabalham na agricultura. E são cortadores de cana que trabalham no roçado. Que está ali plantando feijão, que planta o milho. Então a nossa cultura vem desse povo, desse povo negro. De mulheres negras também que trabalham no roçado, que são empregadas domésticas e são agricultoras", afirmou Maciel Salú, cantor e compositor de Pernambuco, depois de animar a festa com sua rabeca.
Saiba mais: Bem Viver na TV: "Todos devemos ser abolicionistas", afirma Dira Paes sobre o filme "Pureza"
Foram mais de 1,2 mil agricultores e 32 artistas reunidos, em um momento único de celebração da vida no campo. O encontro inédito, com mais de 300 toneladas de alimentos compartilhados, reuniu nomes da música como Carlos Zens, Odaiza Pontes Galvão e Mestrinho.
O sanfoneiro Mestrinho também celebrou a volta da principal manifestação popular do Nordeste, após dois anos de interrupção em decorrência da pandemia. Para o sergipano, a celebração da agricultura nordestina também se relaciona com o seu passado.
"Eu fui criado no sítio da minha vó em Carira, um interiorzão, é o que eu mais sinto saudade hoje, né? De ver todos aqueles cactos, todas aquelas aqueles pé de fruta, pinha, enfim, corre no campo livremente, isso é o que eu mais sinto falta hoje e foi um prazer tocar pra eles aqui. Todos felizes da vida. E com certeza a gente tem que melhorar muita coisa pra que a agricultura cresça cada vez mais no nosso país", comenta ele.
Veja também: Bem Viver na TV: Quilombo Ilha de Mercês expande agroecologia no Complexo de Suape (PE)
Já o Momento Agroecológico traz a segunda parte da reportagem especial sobre o projeto que está combatendo impactos ambientais no litoral sul de Pernambuco por meio da agroecologia.
Desta vez, são as mulheres da comunidade do Engenho Ilha que mostram sua força e luta com a horta comunitária e a produção de alimentos saudáveis.
E tem mais...
Na Dica de Saúde, a nutricionista Alana Périch explica como higienizar os alimentos de forma correta e conservá-los por mais tempo.
A carne de frango é uma proteína bastante consumida pelos brasileiros, mas que precisa de cuidados no consumo. O Alimento é Saúde te mostra quais.
A Campanha Despejo Zero dá um salve no programa sobre a importância do direito à moradia.
Comida de Verdade
No Comida de Verdade, a Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina uma receita deliciosa de asinhas de frango com caramelo picante.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2h (com marinada)
Ingredientes
Asinhas
• 1 k de asinhas de frango – pode ser só a asa, pode ser a asa com a coxinha, pode ser só o meio da asa.
• Guarnição coalhada seca com raspas de limão e folhas de hortelã, coentro e cebolinha – misturinha oriental
Pasta base de pimenta
• 8 pimentas dedos de moça (com semente se você gosta picante ou sem sementes se você não gosta tão picante)
• 1/4 de xícara de gengibre picadinho
• 1/4 xícara de alho picadinho
Marinada
• 1 colher da pasta base de pimenta
• 1/4 de xícara de saquê culinário mirim ou substituir por água
• 1/4 de xícara de shoyu
• 4 colheres de oleo de cozinha ou de gergelim
Molho grudento picante
• 3 colheres de pasta base de pimenta
• 1/4 de xícara de saquê culinário mirim
• 1/4 de xícara de mascavo
• 1/4 de xícara de shoyo
• 2 colheres de extrato de tomate
Modo de preparo:
Comece pela pasta de pimenta com gengibre que vai na marinada e no molho grudento: Bata no processador alho, pimenta e gengibre. Reserve essa base.
Hora da marinada, para as asinhas pegarem bem o gosto. Junte um pouco da base com saquê mirim, shoyu e óleo e misture com as asinhas e deixe de molho por pelo menos 30 minutos na geladeira.
Enquanto as asinhas pegam gosto, faça o molho grudento: em uma panela coloque a pasta de gengibre alho e pimenta, shoyu, saque mirim, açúcar mascavo, extrato de tomate e leve ao fogo médio até ferver e reduzir um pouco do volume, ficando mais espesso.
Retire as asinhas da marinada e disponha todas elas espalhas em uma assadeira – se possível com uma gradezinha sobre a assadeira para que as asinhas assem sem encostar no fundo da assadeira.
Leve-as ao forno na potencia alta por 30 minutos.
Passado esse tempo, abra o forno e pincele as asinhas com o molho grudento. Volte ao forno com o molho grudento por 20 minutos.
Neste tempo de forno o molho deverá praticamente secar e ficar grudado na carne, caramelizando-a.
Guarnição
Misture a coalhada seca com as raspas de limão pra acompanhar e sirva as asinhas com esse molhinho e ainda cebolinha laminada, hortelã e coentro.
O molho de coalhada é refrescante e casa bem com o ardor das asinhas.
Bom apetite!
Onde assistir
Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Quando
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Marina Duarte de Souza