Data histórica

Lula se junta à multidão durante caminhada em Salvador com Bolsonaro na cidade

Ex-presidente não era esperado em ato público; Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também participaram

|
Festejos em comemoração aos 199 anos da Independência da Bahia - Elói Corrêa/GOVBA

O ex-presidente Lula (PT) participou, na manhã deste sábado (2), de uma caminhada pelas ruas de Salvador (BA). O cortejo se deu em comemoração ao dia da Independência da Bahia, celebrado todo dia 2 de julho, em alusão à expulsão das tropas portuguesas e declaração de independência do estado, em 1823. 

O petista chegou à capital baiana na sexta-feira (1) e sua presença na caminhada pública não era esperada. Em sua agenda, constava apenas um ato político na Arena Fonte Nova. Lula, no entanto, apareceu no cortejo de surpresa e se juntou a uma multidão. Ele estava acompanhado de seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do governador Rui Costa (PT) e do senador Otto Alencar (PSD), entre outros. 

A atividade se deu paralelamente à presença de Jair Bolsonaro (PL) na cidade, que reuniu, no mesmo horário, apoiadores de moto na Orla Atlântica de Salvador. 

Continua após publicidade

"Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas", escreveu Lula em suas redes sociais. 

Ciro e Simone Tebet

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que assim como Lula e Bolsonaro são candidatos à presidência, também participaram de caminhadas pelas ruas de Salvador em alusão à Independência da Bahia. Os dois políticos, inclusive, se encontraram em meio às festividades. 

"Eu e Simone Tebet  nos encontramos há pouco, nas ruas, envolvidos pelo calor do povo baiano. Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa", escreveu o pedetista em suas redes sociais ao divulgar uma foto do encontro.