ALERTA

Covid-19 responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, diz Fiocruz

Segundo Fiocruz, 91,1% dos óbitos de SRAG que tinham identificação viral testaram positivo para coronavírus

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Sinal de crescimento dos casos de covid-19 está sendo apontado semanalmente pela Fiocruz - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados do novo Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados nesta quarta-feira (01) apontam que a covid-19 já responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mantendo a tendência de aumento dos relatórios anteriores. Na última semana de análise, o estudo apontava 48% dos casos positivos para o coronavírus.

Continua após publicidade

Segundo o InfoGripe, entre os casos de SRAG que evoluíram para óbito, 91,1% dos que tinham identificação viral testaram positivo para covid-19.

O Boletim indica a manutenção - em crianças de 0 a 4 anos - do predomínio do vírus sincicial respiratório (VSR), seguido dos casos de Sars-CoV-2, rinovírus e metapneumovírus. 

Leia mais: Quarta dose da vacina contra a Covid: quem já pode tomar?

Os casos associados à covid-19 nas últimas quatro semanas ultrapassaram os registros associados ao rinovírus, uma alteração decorrente do aumento de casos de covid-19 na população em geral. Nas demais faixas etárias, o Sars-CoV-2 mantém o predomínio dos casos com identificação laboratorial.

"Os dados laboratoriais e por faixa etária mantém o alerta de que o cenário de crescimento atual é decorrente de aumento nos casos de covid-19. No Rio Grande do Sul, em particular, tem se observado aumento também nos casos positivos para Influenza em diversas faixas etárias", destaca o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Entenda: É possível ter covid-19 duas vezes em menos de 90 dias? Especialistas explicam reinfecção

Sinal de alerta

Entre as capitais, 19 das 27 apresentam crescimento na tendência de longo prazo. Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte estão entre as cidades com aumento de casos de covid-19. 

Em nível nacional, o cenário atual aponta que os casos notificados de SRAG, independentemente de presença de febre, encontram-se com sinal forte de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas).

Leia mais: “Quando diminui a transmissão, a cobertura vacinal estagna”, diz coordenadora da Fiocruz

A análise do boletim tem como base os dados inseridos no Sivep-Gripe até 30 de maio, é referente à SE 21, período de 22 a 28 de maio.

Máscaras 

A alta dos casos de covid-19 também fez com que a Universidade Federal Fluminense (UFF) estabelecesse o retorno do uso obrigatório das máscaras nos ambientes fechados de todos os campi da instituição.

A portaria 68.362 com data da última terça-feira (31) e divulgada hoje orienta ainda o “uso de máscaras faciais em ambientes abertos como uma medida voluntária, individual e consciente para todos os que desejarem, à exceção de Oriximiná, acompanhando as decisões municipais locais”. 

A UFF tem três campi em Niterói, na região metropolitana do Rio, além de outras unidades acadêmicas na cidade e em oito municípios do estado: Angra dos Reis; Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. Há ainda um núcleo experimental em Iguaba Grande, uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu e uma unidade avançada em Oriximiná, no Pará.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister