Marcha para Jesus

Em discurso a cristãos em Curitiba, Bolsonaro afirma que “só Deus” o tira da presidência

A convite de pastores e do deputado Ricardo Barros (PP), o presidente participou da Marcha para Jesus neste sábado (21)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bolsonaro
Bolsonaro chegou a Curitiba na sexta (20), jantou com o governador Ratinho Júnior (PSD) e passou a noite no 20º Batalhão de Infantaria Blindada - Evaristo Sá/AFP

“Temos um presidente, um governo, que acredita em Deus, respeita os militares, defende a família brasileira e deve lealdade a seu povo”, definiu a si mesmo Jair Bolsonaro (PL) em discurso durante a 28ª Marcha para Jesus na capital paranaense, neste sábado (21). Chamando “o povo brasileiro” de “nosso exército”, Bolsonaro afirmou que “só Deus” o tira da cadeira presidencial.  

A ida do presidente à Curitiba foi articulada por pastores evangélicos, entre os quais Silas Malafaia, e pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, o paranaense Ricardo Barros (PP). A participação na Marcha para Jesus faz parte de uma agenda oficial que inclui outros grandes eventos evangélicos similares, como um que deve ocorrer em Manaus (AM) no próximo sábado (28) e outro em Cuiabá (MT) em junho.  

Ao lado do presidente no carro de som, estava o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Ele afirmou publicamente que apoiará Bolsonaro nas eleições presidenciais se seu partido permitir. Aval que, pelos acenos dados por Gilberto Kassab, o presidente do PSD, provavelmente virá. 

:: Governo anuncia corte extra de R$ 8,2 bilhões no Orçamento ::

Fazendo referência algumas vezes ao que vagamente chama de “sua missão”, Bolsonaro também manteve a marca de mensagens dúbias no mesmo discurso. Afirmando, a cinco meses da eleição presidencial, que quem pode tirá-lo do cargo é Deus e não o pleito, ele reiterou ser democrata.  

“E é dever meu, como chefe do Executivo, fazer com que todo aquele que estiver fora das quatro linhas da Constituição, venha para dentro da mesma”, apontou, sem mencionar o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.  

A fala acontece cinco dias depois que Bolsonaro apresentou ao STF uma notícia-crime acusando o ministro de abuso de autoridade no chamado “inquérito das fake news”. Em 24 horas, o pedido foi rejeitado. Ano passado, também sem sucesso, Bolsonaro pediu o impeachment de Alexandre de Moraes.    

:: “O que elegeu Bolsonaro foi o antipetismo que você hoje propaga” diz Duvivier a Ciro, em live ::

Entre a extensa lista de embates do presidente com o Supremo, que tem em Moraes o alvo principal, está o caso do deputado federal e ex-policial militar Daniel Silveira (PTB). Condenado pelo STF por ameaças à democracia e incitação à violência, Silveira recebeu o perdão da pena de prisão por parte do presidente. Decisão tomada, segundo Bolsonaro, em defesa da liberdade. 

A palavra foi evocada também em seu discurso durante a Marcha para Jesus, direcionada a um público majoritariamente vestido de verde e amarelo.  

“Todos nós daremos a nossa vida pela nossa liberdade. Esse é o bem maior de um país que se diz democrático. Essa é a razão maior de nós lutarmos pelos nossos objetivos. A liberdade é mais importante que a própria vida”, disse Bolsonaro.  

De acordo com pesquisa da Genial/Quaest divulgada no último dia 11, Jair Bolsonaro lidera nas intenções de voto do eleitorado evangélico. Entre os fiéis, 47% dizem pretender votar no atual presidente e 30% em Lula (PT). Já entre os católicos, o petista sai na frente, com 53%, contra 27% dos entrevistados que dizem preferir Bolsonaro. 

 

Edição: Raquel Setz