ELEIÇÕES

Haddad cresce 6 pontos, chega a 30% e lidera disputa para o governo de São Paulo, diz Quaest

Levantamento mostra que petista consolidou liderança da corrida eleitoral pelo Palácio dos Bandeirantes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ex-ministro da Educação foi o único candidato a crescer acima da margem de erro em nova pesquisa Quaest/Genial - Divulgação/PT

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) cresceu 6 pontos percentuais e lidera a pesquisa para a disputa do governo de São Paulo com 30% das intenções de voto, segundo levantamento da Quaest, sob encomenda da corretora Genial Investimentos. A pesquisa foi divulgada na noite dessa quarta-feira (11).

Haddad é seguido pelo ex-governador Márcio França (PSB), que tem 17%, e pelo ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas (Republicanos), com 10%. O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) aparece em seguida, com 5%.

Felício Ramuth (PSD), Gabriel Colombo (PCB), Vinicius Poit (Novo), Altino Junior (PSTU), Elvis Cezar (PDT) e Abraham Weintraub (PMB) registraram 1% cada um. Os indecisos somam 14% na pesquisa estimulada. O único candidato a variar acima da margem de erro foi Haddad, o líder da pesquisa.

Leia também: Em ato de 1º de Maio, Haddad diz que Bolsonaro está destruindo direitos e serviços essenciais

Em um cenário sem Márcio França, o ex-ministro da Educação amplia a liderança e chega a 37%. Tarcísio alcança 12% e Garcia, 8%. Em um eventual cenário sem o ex-prefeito, França lidera com 29%, Tarcísio tem 12% e Garcia, 9%.

Em simulações de 2º turno, Haddad lidera em todos os cenários. O petista supera França por 38% ante 32%, vence Tarcísio por 45% a 23%, e também Garcia por 44% a 21%.

Disputa pelo Senado

A Genial/Quaest também analisou cenários para disputa pelo Senado. O apresentador de TV José Luiz Datena (PSC) lidera a disputa com 28%, vindo em seguida o ex-ministro de Bolsonaro e ex-juiz Sérgio Moro (16%), do União Brasil, e Márcio França, com 11%.

:: Programa Trilhas da Democracia chega a 100ª edição e entrevista Fernando Haddad ::

Neste cenário, a ex-ministra Marina Silva (Rede) e Paulo Skaf (Republicanos) têm 10% cada e a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB) marca 5%. 

Em relação à corrida presidencial, o ex-presidente Lula (PT) lidera com 39% no estado de São Paulo, com Jair Bolsonaro (PL) alcançando 28%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e João Doria (PSDB), 4%.

Análise

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, publicou uma análise sobre o levantamento em sua conta no Twitter. O especialista destacou que Haddad teve crescimento significativo, mas apontou um fator que pode ameaçar a liderança do petista

"Ao contrário do que acontece com a eleição presidencial, apenas 36% dos eleitores dizem que sua intenção de voto é definitiva", afirmou. Leia análise:

O levantamento da Genial/Quaest foi realizado entre 6 e 9 de maio, com 1.640 entrevistas presenciais domiciliares em 76 municípios. A margem de erro é de 2.4 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09290/2022 e SP-00620/2022.

Edição: Rebeca Cavalcante