Uma fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a honestidade do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que pediu demissão nesta segunda-feira (28), viralizou nas redes sociais.
“Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton. Uma covardia o que estão fazendo”, disse o presidente, na última quinta-feira (24), sobre as denúncias sobre a existência de um "gabinete paralelo" formado por pastores lobistas no Ministério da Educação.
Leia mais: 4º Ministro de Bolsonaro a deixar MEC, Milton Ribeiro pede demissão após denúncias de corrupção
“Quando o cara quer armar, ele vai pelado na piscina, para a praia, pro meio do mato, não bota na agenda”, afirmou o presidente, que exigiu provas da corrupção praticada na pasta.
Milton Ribeiro pediu demissão do cargo de ministro com uma carta direcionada ao presidente. Ele admitiu que deixa o cargo em função das denúncias sobre o suposto favorecimento de pastores na distribuição de verbas do ministério.
Assista ao vídeo:
“Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton. Uma covardia o que estão fazendo”, diz @jairbolsonaro sobre denúncias de propina no MEC.
— Metrópoles (@Metropoles) March 24, 2022
“Quando o cara quer armar, ele vai pelado na piscina, para a praia, pro meio do mato, não bota na agenda”, afirmou o presidente, que exigiu provas. pic.twitter.com/XenTkKbJXT
A demissão
Mais cedo, o Brasil de Fato mostrou que Bolsonaro demitiria Ribeiro por pressão da bancada evangélica no Congresso Nacional. O chefe do Ministério da Educação (MEC) está no centro do escândalo dos pastores lobistas na pasta desde a semana passada.
Na tarde desta segunda-feira, a CNN Brasil e o G1 obtiveram uma versão da carta escrita por Ribeiro a Bolsonaro. Ele diz que a decisão da saída do MEC é um "até breve" e termina o texto com o slogan eleitoral de Bolsonaro: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".
Nas redes sociais, o nome de Milton Ribeiro era o terceiro tópico mais comentado do Brasil no Twitter, às 17h. Uma grande parte das publicações relembra a fala de Bolsonaro sobre a honestidade do ministro demissionário.
Veja a repercussão:
“Boto minha cara no fogo pelo Milton Ribeiro”. pic.twitter.com/XN495kXNxS
— Cris (@crisvector) March 28, 2022
Botou a cara no fogo pelo ministro do MEC, mas sabe q o esquema é dele, é maior #BolsolaodoMec https://t.co/0hJY32mNWd
— xico sá (@xicosa) March 28, 2022
Quinta feira o cara disse que botava a mão no fogo pelo ministro e agora quer demitir 🤣🤣🤣🤣
— abocadelobo 🇧🇷 (@abocadelobo) March 28, 2022
Pra botar um cara do Valdemar Costa Neto pra cuidar do galinheiro, bixo.....💸💸💸💸💸
BOLSOLÃO DO MEC
SOB NOVA DIREÇÃO
Bolsonaro – que colocaria a cara no fogo por Milton Ribeiro – vai enfiar onde o pedido de demissão do ministro? Aceita? Recusa? Vai permitir apuração isenta? Será que alguém dorme tranquilo hoje no Alvorada ou vai morrer de medo daquelas chamas de que tanto falam as escrituras? pic.twitter.com/lPkqW3Mjgu
— Ciro Gomes (@cirogomes) March 28, 2022
23:59 - "coloco minha cara no fogo por Milton Ribeiro"
— Ivan Valente (@IvanValente) March 28, 2022
00:00 - Queimou
"Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton" https://t.co/nT21OjATRa pic.twitter.com/cBtoRTzo9q
— tesoureiro (@tesoureiros) March 28, 2022
Boto minha cara no fogo! pic.twitter.com/9iH1O2IADF
— Rafael Athaides 🏴 (@AthaidesRafael) March 28, 2022
Edição: Rebeca Cavalcante