Artistas e influenciadores digitais, a exemplo de Anitta, Juliette e Luísa Sonza, estão se mobilizando nas redes sociais para que jovens entre 16 e 17 anos tirem o título de eleitor. As eleições gerais ocorrem em 2 de outubro.
O prazo para solicitar o documento termina em 4 de maio. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo. A partir dos 18 anos, torna-se obrigatório.
:: Prazo para eleitores de 16 e 17 anos tirarem o título vai até maio; saiba como fazer pedido ::
Veja repercussões:
Vamos lá galera... que vocês ficam falando "Anitta faz alguma coisa" mas não dá pra salvar o país sozinha não. Vamo coçar o saco vocês também..faz esse título de eleitor aí logo..a gente muda o presente, eu viro top 1, a @BruMarquezine estrela de Hollywood e a nação segue adiante
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE.
— Juliette (@juliette) March 23, 2022
BRABA! Luísa Sonza INDIGNADA com a porcentagem de jovens de 16, 17 e 18 anos que ainda não tiraram o título de eleitor para as eleições presidências de 2022.
— Acesso Sonzers 🎾 (@acessosonzers) March 23, 2022
"Não adianta gritar fora bolsonaro nos shows e não tirar o título" pic.twitter.com/6HzG3U8sKJ
SE NÃO TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR NÃO ADIANTA RECLAMAR EM REDE SOCIAL QUE O PAÍS NÃO MELHORA. Então por favor, adolescentes +16, vamos fazer o mínimo?! Até pq em 2 anos praticamente todos vcs estarão ingressando no mercado de trabalho e a situ do país influencia nisso sim !!! help
— rangel (@LucasRanngel) March 24, 2022
Como solicitar o documento?
Para tirar o título de eleitor é simples: o primeiro passo é acessar o sistema Título Net, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.
Além disso, é necessário anexar pelo menos quatro fotos ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira é uma selfie segurando um documento oficial de identificação.
Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado pela guia “Acompanhar Requerimento” ao informar o número do protocolo gerado na solicitação do documento.
Edição: Vivian Virissimo