decisão arriscada

São Paulo desobriga máscara em locais fechados; medida já vale em outros seis estados

Flexibilização do uso do equipamento contra covid-19 se espalha pelo país, que ainda tem mais de 39 mil casos por dia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Não obrigatoriedade das máscaras pode aumentar propagação de coronavírus; só nesta quinta (17), foram 485 mortes por covid-19 em todo o Brasil - © Elizabeth McDaniel

O governador de São Paulo, João Doria (PSDSB), assinou decreto nesta quinta-feira (17) derrubando a exigência do uso de máscaras contra covid-19 em locais fechados.

Continua após publicidade

A partir de agora, quem vive no estado só terá obrigação de estar com o equipamento de segurança em unidades de atendimento à saúde, no transporte público e terminais de embarque e desembarque de ônibus, trens e metrôs.

Segundo Doria, a decisão foi tomada com “respaldo de cientistas e médicos”. Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostram que São Paulo registrou 125 mortes e mais de 9 mil novos casos nesta quinta-feira (17).

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, afirmou o governador.

A gestão estadual informou também que a medida considera a constatação de que o avanço da covid-19 continua diminuindo de ritmo, mesmo duas semanas após o Carnaval. As internações nos hospitais caíram pela sexta semana consecutiva. 

:: Poder público começa a deixar a máscara de lado no Brasil: o que pensam especialistas? ::

Outros estados

Com a decisão de desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados, São Paulo se junta ao Distrito Federal e ao Mato Grosso do Sul, que anunciaram a medida em 10 de março.  De lá para cá, outra regiões também liberaram a exigência ou permitiram que municípios decidissem sobre o tema. Na lista estão Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro e Mato Grosso. 

Em pelo menos outras cinco regiões, o acessório não é mais obrigatório em locais abertos. De acordo com os dados do Conass, a  média móvel de novas infecções no Brasil atualmente é superior a 39 mil por dia. Nesta quinta-feira (17), foram registradas 485 mortes.

Edição: Rodrigo Durão Coelho