Rússia e China

China e Rússia alinham posições sobre Ucrânia, Afeganistão e península coreana

Ministros das Relações Exteriores de Rússia e China se reuniram em Pequim na véspera das Olimpíadas de Inverno

Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Os chanceleres de Rússia e China se encontraram nesta quinta-feira - Ministério das Relações Exteriores da Rússia / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, se reuniu nesta quinta-feira (3) com o seu homólogo chinês, Wang Yi, em Pequim, e discutiu cooperação bilateral dos dois páises.  

Lavrov afirmou que as relações estáveis ​​entre Rússia e China "não são afetadas pela situação política e sua cooperação não é dirigida contra terceiros países". Segundo o ministro russo, Moscou aprecia muito o "nível sem precedentes de interação" com os parceiros chineses, bem como o "forte apoio mútuo".

De acordo com comunicado divulgado pela chancelaria chinesa, Lavrov destacou também que "o lado chinês está pronto para fortalecer ainda mais a interconexão com o lado russo, promover ativamente a cooperação energética ao longo de toda a cadeia de produção na exploração, produção, movimentação e refino de petróleo". 

Leia mais: "Guerra Fria 2.0": Rússia pode ter presença militar em Cuba e Venezuela?

Continua após publicidade

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, por sua vez também anunciou a prontidão da China para fortalecer a amizade e a cooperação com a Rússia. 

"As partes concordaram em suas posições em várias questões internacionais e regionais de interesse mútuo, incluindo a situação na Ucrânia, Afeganistão, península coreana, bem como a cooperação no âmbito do BRICS", diz a nota da chancelaria chinesa. 

O encontro entre os ministros das Relações Exteriores acontece no âmbito dos preparativos para a reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, agendada para esta sexta-feira (4), dia de abertura dos XXIV Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim.

Edição: Thales Schmidt