VACINAÇÃO INFANTIL

Campanha de vacinação contra covid-19 para crianças tem início no Ceará

A expectativa é que a campanha de vacinação infantil no estado imunize cerca de 900 mil crianças

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Cerca de 243 mil crianças já estão cadastradas e aguardam data de agendamento para vacinação - José Cruz/Agência Brasil

No Ceará, a campanha para vacinação infantil foi iniciada, no último sábado (15), em Fortaleza e outros municípios do interior, e, de acordo com dados do Governo do Estado, cerca de 243 mil crianças já se encontram cadastradas no site Saúde Digital, sistema que viabiliza a quantidade de imunizantes por municípios de acordo com número de agendamento. A expectativa é que a campanha de vacinação infantil no estado imunize cerca de 900 mil crianças.

Para a jornalista Emanuelle Lobo, mãe dos pequenos Vitor Emanuel e Miguel, de 6 e 5 anos de idade, respectivamente, a campanha de vacinação infantil contra o coronavírus é extremamente necessária, pois justifica que a vacina é a única saída que temos para pandemia.

Leia também: Instituições sociais criam frente para fortalecer vacinação infantil contra covid-19

Ela afirma que o último período foi de muita tensão, não só para sua família, mas para todas as mães e pais que possuem crianças, dada pela preocupação em sempre estarem atentos aos movimentos dos filhos para que não tocassem o rosto com a mãozinhas sujas, dando possibilidade de contrair o vírus da covid-19.

“Nós, mães e pais, já vivenciamos desde o nascimento uma rotina de imunização de nossos filhos contra outras doenças, e da mesma forma devemos vacinar nossos filhos contra Covid-19, a vacina é eficaz e não possui nenhum risco eminente já comprovada através da ciência”, declarou a mãe e jornalista.

Já Jairo Ponte - pai do pequeno Bento Girão, de 11 anos de idade, que foi vacinado na semana passada - acredita que a vacinação infantil é uma etapa muito relevante no quadro geral de enfrentamento da covid. Ele afirma que além do efeito mais imediato de diminuir os riscos para a faixa etária de 5 a 11 anos, há também efeitos indiretos importantes decorrentes de aumento da barreira imunológica. “Um efeito fundamental é a diminuição de contaminação de pessoas vulneráveis que poderiam contrair o vírus de crianças contaminadas que estivessem assintomáticas”, afirmou ele.


Frascos das vacinas pediátricas foram adaptadas para facilitarem identificação das vacinas de acordo com a faixa etária / Rovena Rosa/Agência Brasil

Processo de Imunização dos Pequenos

Além da aprovação do uso da vacina pediátrica da Pfizer, que está sendo a aplicada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou também, na última quinta-feira (20), o uso da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, para vacinação de crianças entre 6 e 17 anos de idade. Para essa faixa etária, o órgão recomendou que sejam mantidas as mesmas formulações, dosagem e posologia aplicadas em adultos.

No Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) deve anunciar em breve para os municípios cearenses orientações para aplicação do imunizante da Coronavac nas crianças. A aprovação do imunizante em crianças tem o objetivo de agilizar o processo de vacinação do público infantil.

Leia mais: Sete dúvidas sobre a vacinação infantil que você precisa tirar agora

Por enquanto, o Ceará recebeu 55.100 doses pediátricas da vacina Pfizer, que foi distribuída para os municípios que já iniciaram a campanha de vacinação infantil, e a expectativa é que o Ministério da Saúde receba novos lotes de vacinas pediátricas nos próximos dias, que serão enviadas aos estados para aplicação em mais crianças dessa faixa etária.

Cecília Ferreira de 11 anos de idade foi a primeira criança a ser vacinada com o imunizante pediátrico em Fortaleza e recebeu no momento de imunização o “Certificado de Coragem”, dado pela prefeitura como forma de mobilização para que mais crianças se vacinem.

Para cadastramento das crianças na plataforma Saúde Digital, basta acessar o site dispondo do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) da criança, que consta no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos cartões de plano de saúde.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia