PANDEMIA

Internações por covid na rede pública do Rio de Janeiro aumentam 958% em duas semanas

163 pessoas estão internadas com covid-19 na rede pública; há duas semanas eram 17 pessoas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

swab nasal covid
Cariocas podem realizar o teste para covid em um dos centros de atendimento a pacientes com sintomas gripais - Roque de Sá/Agência Senado

Nesta terça-feira (11), a cidade do Rio de Janeiro registrou 163 pessoas internadas com covid-19 na rede pública. O número de hospitalizações teve um aumento de 958% nas últimas duas semanas - no dia 28 de dezembro, havia 17 pessoas em enfermarias e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na capital.

Continua após publicidade

Leia mais: 

Apesar do aumento expressivo, o painel covid da Prefeitura do Rio mostra que não há sobrecarga no sistema de saúde: a taxa de ocupação dos leitos está em 43%, e os pacientes com covid representam apenas 2,6% do total de internados no município. A incidência de testes positivos para covid, entretanto, saltou de 13% para 44% na primeira semana do ano.

Ainda segundo o painel covid, a faixa etária de 20 a 39 anos representa a maioria dos casos confirmados de covid em 2022. A explosão de infecções por covid e influenza (H2N3) vem aumentando no Rio desde o ano passado e causou uma corrida aos postos de saúde e centros de testagem. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devem procurar postos para testagem pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato e/ou paladar. Confira os locais e horários de funcionamento dos postos de vacinação contra a covid-19, centros de atendimento a pacientes com sintomas gripais e testagem nos quadros abaixo. 

Leia mais: Infectologista alerta sobre o papel das vacinas na contenção de casos graves de covid-19

Nesta terça-feira, a vacinação é destinada à dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 4 meses ou mais.

Pacientes com alto grau de imunossupressão com 12 anos ou mais também podem receber a dose de reforço. A vacinação segue para pessoas com 12 anos ou mais que não foram vacinadas até o momento.

Para mais informações, acesse coronavirus.rio.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita