Rio de Janeiro

PANDEMIA

Variante ômicron causa nova onda de covid-19 no município do Rio

Em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta do número de casos da doença foi de 657%

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A cada 100 testes de covid realizados, em média 46 apresentam resultados positivos no Rio de Janeiro - Foto: Mauro Pimentel/ AFP

A cidade do Rio de Janeiro vive uma nova onda de covid-19 causada pela variante ômicron. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de saúde Daniel Soranz. Essa é a quinta onda enfrentada pela capital fluminense. 

Segundo o jornal Extra, Soranz já considera que a nova variante está estabelecida no Rio e compara o rápido crescimento de casos que ocorre no Rio com o que aconteceu na África do Sul.

“Estamos vivendo um aumento de número de casos muito expressivo e um espaço de tempo muito curto, exatamente da mesma maneira que ocorreu na Europa e África do Sul. Felizmente ele não vem acompanhando de aumento de casos graves e internações devido a nossa alta cobertura vacinal”, disse o secretário.

Leia mais: RJ: Vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos começa no dia 17 de janeiro

Ainda de acordo com a reportagem, não se discute endurecer as medidas de restrição no Rio e sim seguir à risca as atuais medidas pela população. Atualmente, as únicas restrições em vigor na cidade são a obrigatoriedade do uso de mascará e o “passaporte da vacina”.

No próximo dia 12 de janeiro está agendada uma reunião entre os técnicos da prefeitura e o Comitê Científico do município.

Pela primeira vez, nos últimos quatro meses, a cidade do Rio registrou no dia 5 de janeiro mais de dois mil casos de covid-19 em um único dia. O painel da prefeitura do Rio mostra que, no 1º de janeiro, 2.075 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 657%. 
 

Edição: Jaqueline Deister