ELEIÇÕES 2022

Lula segue com larga vantagem; Bolsonaro e Moro oscilam negativamente, diz pesquisa Ipespe

Levantamento mostra que ex-presidente segue na frente e poderia ganhar pleito no 1º turno considerando a margem de erro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Petista segue na dianteira com chances de vencer eleição no 1º turno, aponta levantamento - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) aumentou a vantagem na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto em 2022, de acordo com pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira (20). O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) oscilaram negativamente. Clique aqui e leia a íntegra do levantamento.

Continua após publicidade

::: Datafolha: Lula pode vencer no 1º turno e tem larga vantagem sobre Bolsonaro, Moro e Ciro :::

Considerando os três pontos percentuais da margem de erro da pesquisa, Lula poderia ganhar a eleição no 1º turno, caso o pleito fosse hoje. O resultado é similar aos números de pesquisas divulgadas pelo Datafolha e pela CNT/MDA, na quinta-feira (16), e também pelo Ipec na terça-feira (14). Os três estudos apontam chance de vitória no 1º turno.


Evolução das pesquisas eleitorais feitas pelo Ipespe para as eleições presidenciais de 2022 / Reprodução/Ipespe

::: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 :::

No levantamento estimulado, segundo o Ipespe, o petista tem 44% das intenções de voto, contra 24% de Bolsonaro. Moro aparece com 9% e Ciro Gomes (PDT) tem 7%. Na sequência, estão João Doria, do PSDB (3%), Felipe D'Ávila, do Novo (1%), e Rodrigo Pacheco, do PSD (1%). Indecisos, nulos e brancos correspondem a 12%.

Em outros cenários, com mais nomes considerados, Lula também tem grande vantagem na liderança. O ex-presidente tem 43% dos votos, contra 23% de Bolsonaro. Moro, Ciro e Doria permanecem iguais ao outro cenário. Cabo Daciolo, Simone Tebet e Alessandro Vieira ficam com 1% e Felipe D'Ávila cai para 0%.

Em caso de segundo turno, Lula vence todos os adversários. Bolsonaro, por sua vez, perde para todos.


Evolução das pesquisas eleitorais feitas pelo Ipespe para o 2º turno das eleições presidenciais de 2022 / Reprodução/Ipespe

::: Lula lidera e pode ganhar no 1º turno, confirma pesquisa CNT/MDA :::

A pesquisa foi realizada no período de 14 a 16 de dezembro de 2021 com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram telefônicas. Até novembro, as pesquisas Ipespe eram divulgadas em parceria com a corretora de investimentos XP. Desde então, a empresa de pesquisa divulga os levantamentos por conta própria.

Edição: Leandro Melito