O senador Fabiano Contarato anunciou por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (13) que deixou o partido Rede Sustentabilidade e se filiou ao PT.
“Como já havia anunciado, comunico em definitivo o meu pedido de desfiliação do partido Rede Sustentabilidade. Agradeço imensamente pelo companheirismo e respeito que tive durante o período no qual pude representar o partido no Senado Federal, numa jornada em defesa de um país mais justo e igualitário e que defenda seu povo e preserve seus recursos naturais”, afirmou o parlamentar, que representa o estado do Espírito Santo.
Contarato disse “ainda ter recebido e analisado convites de legendas do campo progressista”, mas se decidiu pelo PT, cuja filiação “será efetivada em momento oportuno”, segundo ele.
“Com a militância social e as lideranças do PT, pretendo somar esforços para que o país retome sua trilha de desenvolvimento, pleno emprego, defesa dos direitos humanos, proteção e oportunidade aos mais pobres, apoio do Estado às maiorias minorizadas, combate a todo tipo de desigualdade, investimento em saúde e educação”, afirmou.
Democracia e crescimento
No texto, Fabiano Contarato destaca que “os governos liderados pelo PT devolveram ao país credibilidade internacional, permitiram aos pobres cursar universidade, expandiram a estrutura de ensino no país, abriram os porões da ditadura com a Comissão Nacional da Verdade, democratizaram a participação da sociedade nas decisões de governo, geraram crescimento econômico alinhado com políticas sociais exitosas, devolveram aos brasileiros o orgulho nacional”. E acrescenta: “Seus erros foram investigados e devidamente punidos pela Justiça”.
Assim, é a segunda filiação de impacto ao partido anunciada em uma semana. Na última segunda-feira (6), o PT filiou o ativista antirracista, fundador da UNEafro e articulador da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior, em ato realizado no Teatro Oficina, na região central de São Paulo.