Ícone da cultura negra brasileira, o cantor Itamar Assumpção, morto em 12 de junho de 2003, ganhará uma estatuá de 1,80 mts, no Centro Cultural Penha, na zona leste de São Paulo (SP), na próxima quarta-feira (15).
A entrega do monumento é parte de um projeto da Prefeitura de São Paulo, que entregará outras quatro estátuas, em 2022, de personalidades negras. Carolina Maria de Jesus, Adhemar Ferreira da Silva, Deolinda Madre e Geraldo Filme são os próximos homenageados.
Leia Mais.: 10 músicas de Itamar Assumpção para revelar o Brasil
Antes da inauguração da estátua de Itamar Assumpção, às 11h, será celebrada uma missa no Largo do Rosário, próximo do Centro Cultural Penha. Em seguida, às 12h, a secretária de Cultura de São Paulo, Aline Torres, e o cantor Gilberto Gil participam da cerimônia de entrega do monumento ao município.
No restante do dia, o Centro Cultural Penha receberá apresentações de artistas, que lembrarão a obra de Itamar Assumpção. Entre os músicos, a filha do homenageado, Anelis Assumpção, e o rapper Rincón Sapiciência. O cortejo Ilu Oba de Min encerra as atividades às 18h.
Assumpção morou no bairro da Penha durante 20 anos de sua vida. O artista é natural de Tietê, no interior de São Paulo. Em 2020, o artista já havia sido homenageado com a criação do MU.ITA, Museu Itamar Assumpção.
Programação:
- 11h - Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário;
- 12h - Cerimonial de abertura com as presenças da secretária de Cultura do município, Aline Torres; da família Assumpção e do ex-ministro da Cultura e Conselheiro do MU.ITA, Gilberto Gil;
- 14h - Pastoras do Rosário;
- Microfone aberto -
- 15h - Bloco da Micaela;
- Microfone aberto -
- 17h - Show Anelis Assumpção canta Itamar, com participação de Rincón Sapiência, no Teatro Martins Penna, no Centro Cultural da Penha. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos 1h antes do show;
- 18h - Cortejo Ilú Oba De Min
Edição: José Eduardo Bernardes