GUERRA DE BRAÇO

Congresso peruano rejeita impeachment do presidente Pedro Castillo

Com 76 votos contra e 46 votos a favor, congressistas recusam proposta da direita

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Com 30 votos de diferença, deputados peruanos rechaçaram a proposta de impeachment contra Castillo - Congresso do Peru

O Congresso do Peru rejeitou a abertura de um processo impeachment contra o presidente Pedro Castillo com 76 votos contrários, 46 favoráveis e quatro abstenções. A moção de vacância foi proposta pela bancada de direita, composta pelos partido Avança País, Renovação Popular e Força Popular, da ex-candidata presidencial Keiko Fujimori. 

Continua após publicidade

Para ser admitida, a proposta deveria obter 40% de apoio do Legislativo, equivalente a 52 votos. Este foi o terceiro embate do mandatário peruano com o Parlamento em apenas cinco meses de gestão. 

Toda a votação foi acompanhada de manifestações de apoio ao governo em frente ao Congresso.

"Em nome do meu governo agradeço que a votação do Congresso priorizou o Peru sobre todos os interesses. Irmãos, demos fim às crises políticas e trabalhemos juntos para alcançar um Peru justo e solidário. O povo nos confiou seus desejos, não decepcionemos", publicou Castillo. 

A vice-presidenta Dina Boluarte também agradeceu os deputados. "Passado esse capítulo todas as forças políticas têm espaço para a crítica na democracia. Nunca abandonemos a possibilidade de construir consensos".

Na última segunda-feira (6), o presidente peruano se havia reunido com líderes das bancadas de centro-esquerda para garantir seu apoio, que ao final da votação se confirmou.

Tanto os congressistas dos partidos Somos Peru e Ação Popular, que compõem a oposição ao governo, declararam que o voto buscava defender a estabilidade do país. 

Edição: Thales Schmidt