TRANSPORTE PÚBLICO

RJ: Justiça nega recurso de empresas de ônibus contra licitação de bilhetagem eletrônica

Na decisão, juíza apontou não ser direito das empresas a manutenção imutável dos contratos de concessão

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rio de Janeiro
Empresas de ônibus alegam prejuízo econômico e quebra no contrato da concessão do serviço com o lançamento do edital que altera a operação e dá ao município o controle do sistema - Brunno Dantas/TJRJ

A Justiça do Rio de Janeiro negou nesta segunda-feira (22) uma liminar para que a licitação de implementação da bilhetagem eletrônica nos ônibus da capital fosse suspensa. As empresas de ônibus alegam prejuízo econômico e quebra no contrato da concessão do serviço com o lançamento do edital que altera a operação e dá ao município o controle do sistema.

Leia mais: Cidade do Rio terá novo sistema de bilhetagem digital nos transportes públicos

A juíza Alessandra Cristina Tufvesson Peixoto, da 8ª Vara de Fazenda Pública, apontou não ser direito das empresas de ônibus a manutenção imutável dos contratos de concessão. Segundo a magistrada, mesmo com alegação de prejuízo econômico, as empresas não têm direito de requisitar a suspensão do edital, em vez de buscar a revisão ao contrato original.

As autoras da liminar que pedia a suspensão da licitação são Consórcios Transcarioca de Transportes, Internorte de Transportes, Intersul de Transportes, e Santa Cruz Transportes.

Leia também: Moradores do Complexo do Salgueiro recolhem nove corpos após operação da PM

Na última sexta-feira (19), a Procuradoria do Município entrou com petição na justiça para apresentar os motivos contrários à ação ajuizada pelas empresas de ônibus. O processo continuará em tramitação na 8ª Vara de Fazenda Pública até o julgamento do mérito.

Fiscalização

No início de novembro, a Secretaria municipal de Transportes também deu seguimento ao processo de fiscalização de 47 linhas de ônibus com o objetivo de garantir uma quantidade mínima de coletivos nas ruas da capital fluminense. O plano da Prefeitura do Rio teve início em outubro, com 50 linhas. Com isso, 97 linhas passam a ser acompanhadas.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda