21 DE NOVEMBRO

Chile caminha para encerramento de votação para presidente com expectativa de 2º turno

Gabriel Boric (Frente Ampla) venceu eleições no exterior com 60% dos votos; José Kast (Republicanos) ficou em 2º lugar

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Cerca de 15 milhões de chilenos foram convocados eleger deputados, senadores e presidente neste domingo (21) - Mario Quilodran / AFP

Neste domingo (21), desde às 8h até às 18h, cerca de 15 milhões de chilenos foram convocados a eleger 127 deputados, 27 senadores e o próximo presidente do país. De acordo com o serviço eleitoral chileno, 45,8 mil mesas foram instaladas em todo o país e 2,1 mil rotas gratuitas de ônibus foram dispostas para o transporte nas zonas rurais e de difícil acesso. 

Os primeiros resultados preliminares devem ser divulgados às 20h. A expectativa é que a decisão sobre a presidência fique para o segundo turno, já que nenhum candidato possuía mais de 50% de intenção de votos, segundo as últimas pesquisas de opinião.

Os favoritos são Gabriel Boric (Frente Ampla / Aprovo Dignidade), representando a unidade do campo progressista, e José Antonio Kast (Partido Republicano), representante da extrema-direita chilena. 

Continua após publicidade

Cerca de 70 mil chilenos estavam habilitados para votar no exterior, onde Boric saiu vitorioso com uma média de 60% da preferência em toda Europa e Ásia.

A Frente Ampla ganhou 63% dos votos na Espanha - maior colégio eleitoral fora do Chile - enquanto Kast obteve 13% da preferência.

Na Alemanha, o candidato progressista obteve 67,4%; na Bélgica 70% dos votos; enquanto na Holanda, fez 59%. 

A equipe da candidata Yasna Provoste (Novo Pacto Social) se reuniu com o comando de campanha da chapa Aprovo Dignidade de Boric para debater o possível apoio no segundo turno. Provoste representa os governos do período da chamada Concertação (1990 - 2010) e aponta como terceira colocada nas pesquisas de opinião. 

Já a direita espera os resultados das eleições parlamentares para declarar o apoio de Sebastian Sichel (Chile Podemos Mais) a Kast num possível segundo turno contra Boric.

O presidente Sebastián Piñera votou ainda pela manhã, convocando seus sucessores a "elevarem a política". Ainda convidou os chilenos a votar "com convicção, sabendo os tempos difíceis que vivemos, mas com unidade vamos superar e sair adiante".

Ocorrências e fake news 

Por volta das 18h, a poucas horas do fechamento das urnas, a TeleSur informava que ainda havia filas, o que poderia atrasar a apuração. 

De acordo com a polícia militar - os chamados carabineros - 34 pessoas foram detidas durante a eleição, sendo 30 por negar-se a ser mesários, os demais foram detidos por roubo, agressão e por fotografar o voto.

As notícias falsas também estiveram presentes na jornada eleitoral chilena. O Serviço eleitoral denunciou a conta "Real Patriots" (Patriotas Reais) por disseminar a mensagem falsa de que estrangeiros teriam figurado como mesários na votação internacional.

Da mesma forma, circularam mensagens com a montagem de uma publicação no Twitter do presidente venezuelano Nicolás Maduro supostamente manifestando apoio ao candidato Gabriel Boric.

Edição: Arturo Hartmann