DEBATE CONTINENTAL

Com crise interna, OEA designa novos membros para Comissão e Corte Interamericana de DH

Organização dos Estados Americanos finaliza 51ª Assembleia Geral buscando retomar prestígio internacional

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Organização dos Estados Americanos realiza 51ª Assembleia Geral de maneira semi-presencial na Guatemala - OEA

Os países membro da Organização dos Estados Americanos (OEA) designaram novos diretores para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (Cidh) e para a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) nesta sexta-feira (12), durante a 51ª Assembleia Geral, que acontece de maneira semi-presencial na Guatemala.

Os novos membros, eleitos para o período 2022-2025, são Roberta Clarke, de Barbados, o colombiano Carlos Bernal Pulido e o mexicano Joel Hernández García, reeleito para o cargo. Já para a Corte de Direitos Humanos foram indicados Rodrigo Bittencourt Mydrovitsch, pelo Brasil, a argentina Verónica Gómez, a costarricense Nancy Hernández López e a chilena Patricia Pérez Goldberg.

Leia também: Brasil é denunciado na CIDH por expor trabalhadores da mineração ao coronavírus

Apesar da decisão ser referendada pela maioria das 34 delegações presentes, houve críticas. Cerca de 60 organizações populares colombianas asssinaram uma carta rechaçando a candidatura de Carlos Bernal Pulido à Cidh, denunciando que no seu país o magistrado tem um histórico de decisões na Corte Constitucional que teriam ferido os direitos humanos de líderes sociais.

Essa não foi a única polêmica da assembleia anual da OEA. Nove delegações (Bolívia, México, Nicarágua, Argentina, Dominica, Antígua e Barbuda, Belize, Trinidade e Tobago) questionaram a presença de representantes do opositor venezuelano Juan Guaidó no encontro, afirmando que o fato abre um "grave precedente".

A Venezuela foi o primeiro país a se desligar formalmente da OEA, em abril de 2019, denunciando a relação do organismo com tentativas de golpe de Estado. 

Venezuela e Nicarágua estiveram no centro do debate nos últimos três dias de sessão da OEA. O bloco de governos de direita busca aprovar uma resolução que não reconhece a legitimidade das eleições nicaraguenses que finalizaram com a vitória da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) com mais de 70% dos votos, tanto para ocupar a presidência, como para o Legislativo. 


Luis Almagro foi reeleito secretário geral da OEA em meio à críticas sobre seu apoio a golpes de Estado contra governos progressistas da América Latina / OEA

Em relação à Venezuela, a vice-ministra de Assuntos Multilaterais da Colômbia, Maria Carmelinda Londoño, propôs uma resolução que manifeste a "preocupação da OEA com a alteração da ordem democrática e o deterioração da economia".

Ambas propostas foram denunciadas pelas bancadas progressistas como ingerência externa.

"A OEA deveria ser uma organização inclusiva, promotora do diálogo político, da cooperação e desenvolvimento do Estados, mas não é", afirmou a representante mexicana Luz Elena Baños Rivas.

Com 73 anos de história, a OEA, que se propunha reunir todos os 35 países do continente americano, tenta retomar seu prestígio internacional nesta 51ª assembleia anual com o lema "Por uma América renovada". 

Leia também: Partido espanhol Vox avança com projeto de plataforma de extrema-direita na América Latina

Vários países da América Latina denunciam a relação do organismo com golpes de Estado, como na Bolívia em 2019, ou outras atividades desestabilizadoras, como o próprio reconhecimento do autoproclamado presidente Juan Guaidó, na Venezuela. 

Diante da ineficiência do organismo, México e Bolívia retomam a proposta do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez de subsituir a OEA por outra aliança continental, fortalecendo a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). 

Nesta sexta-feira será realizada a cerimônia de encerramento da assembleia anual e o encontro de 2023 será sediado no Peru.

Edição: Thales Schmidt