Redações paradas

Mais de 300 jornalistas de São Paulo cruzam os braços por reposição da inflação em salários

A paralisação de 2h nesta quarta (10) teve adesão de profissionais de Folha, Estadão, Valor, Editora Globo, UOL e Abril

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sem trabalhar por duas horas nesta quarta (10), jornalistas de São Paulo se mobilizam contra arrocho salarial em tempos de alta de inflação - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Pela primeira vez desde 1979, jornalistas da capital paulista fizeram uma paralisação entre redações de vários veículos nesta quarta-feira (10). Por reajuste salarial de 8,9%, acompanhando a inflação, ao menos 350 trabalhadores cruzaram os braços durante duas horas, entre as 16h e 18h.  

A mobilização teve adesão de redações como as da Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Agência Estado, Valor Econômico, Agora, Editora Globo, UOL, Editora Abril, sucursal de O Globo e Ponte Jornalismo.  

:: Jornalistas fazem ato na Globo e se preparam para paralisação por reajuste salarial ::

Sendo o quinto assunto mais comentado no Twitter do Brasil, a paralisação de jornalistas recebeu também apoio internacional. Houve manifestação de solidariedade por parte da Federación Internacional de Periodistas (FIP) e da Federación Argentina de Trabajadores de Prensa (FATPREN).  


A FIP, uma das maiores organizações de jornalistas do mundo, reúne sindicatos e federações de 140 países / Print - Arquivo

A negociação com as empresas de comunicação já dura cinco meses e, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), está sendo marcada pela “intransigência dos patrões”. A última Convenção Coletiva de Jornais e Revistas da Capital aconteceu na última segunda-feira (8), quando o sindicato patronal ofereceu diferentes reajustes para três faixas salariais, sendo que nenhum deles chega a cobrir as perdas inflacionárias anuais nos vencimentos.  

Em assembleia realizada nesta terça-feira (9) com cerca de 250 pessoas, a proposta patronal foi rechaçada pelos trabalhadores. Em ato na frente da sede da Editora Globo em São Paulo, jornalistas abriram uma faixa reivindicando que o reajuste de 8,9% seja dado para toda a categoria, sem distinção.  


Em frente à sede da Globo em São Paulo, jornalistas reafirmam demanda por reajuste de acordo com a inflação para todas as faixas salarias da categoria / Eduardo Viné - SJSP

Os jornalistas de São Paulo reivindicam um reajuste de 5% retroativo, contando a partir de junho de 2021, e outro de 3,72% a partir deste mês de novembro. A proposta inclui a manutenção da multa da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e um reajuste de 8,9%, porcentagem que acompanha o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano. 

:: Só estamos exigindo não ter arrocho salarial, diz presidente do Sindicato de Jornalistas de SP ::

Para Thiago Tanji, presidente do SJSP, o dia foi “histórico”: “Se houve alguma dúvida em relação ao fato de jornalistas serem trabalhadores, da nossa categoria estar unida ou não, hoje isso foi sanado”. 

“A gente está unido e provou que para que a gente consiga ter reposição salarial, avançar e resistir contra qualquer tipo de precarização, temos que tomar decisões como essa, que nos fortalecem”, afirmou Tanji, finalizando que “foi um recado importante para os jornalistas de São Paulo e de todo o Brasil”. 

Assim que houver uma contraproposta por parte do sindicato patronal, nova assembleia de jornalistas será marcada. 

Edição: Vinícius Segalla