Perseguição

Justiça pede afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Palmares por assédio moral

Além de assédio, a ação do Ministério Público do Trabalho reúne denúncias de perseguição ideológica e discriminação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sérgio Camargo recebeu protestos desde a sua indicação ao cargo por Jair Bolsonaro - Reprodução/Facebook

Por determinação da Justiça, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, será afastado das atividades do cargo na instituição. Ele está proibido de fazer qualquer mudança na gestão de pessoas, seja para nomear ou exonerar os servidores. 

"Concedo parcialmente a tutela de urgência requerida para afastar o 2º réu tão-somente das atividades relativas à gestão de pessoas da 1ª ré", diz a decisão do juiz Gustavo Carvalho Chehab, da 21ª Vara do Trabalho de Brasília divulgada nesta segunda-feira (11), pelo jornal Folha de S. Paulo.

Com isso, Camargo fica proibido de praticar atos como nomeação, cessão, transferência, remoção, afastamento, exoneração e aplicação de sanção disciplinar de servidores públicos, diz a decisão. 

A decisão foi motivada por uma ação do Ministério Público do Trabalho que pedia o afastamento de Camargo por denúncias de assédio moral a trabalhadores da instituição.

O MPT ouviu 16 profissionais desde março e os depoimentos mostram que Camargo estava tentando demitir ou impedir a renovação de contratos de trabalhos de funcionários que eram de “esquerda”. 

O juiz proibiu manifestações nas redes sociais contra os trabalhadores. "Proibição de —direta, indiretamente ou por terceiros— manifestação, comentário ou prática vexatória, de assédio, de cyberbullying, de perseguição, de intimidação, de humilhação, de constrangimento, de insinuações, de deboches, de piadas, de ironias, de ataques, de ofensa ou de ameaça", diz Chehab .

O juiz pediu ainda que o Twitter forneça mensagens postadas desde novembro de 2019 nos perfis da Fundação Palmares e na conta pessoal de Camargo , incluindo as excluídas. 

:: “O que ele diz é puro 'Estado suicidário'”: psicanalista explica conduta de Sérgio Camargo ::

Em caso de descumprimento da decisão da justiça, a multa é de R$ 5 mil reais por dia. 

Camargo já protagonizou uma série de polêmicas durante a sua gestão. Ele chegou a chamar o movimento negro de "escória maldita" formada por "vagabundos" e recebeu protestos desde a sua indicação ao cargo.  

Na decisão, o juiz determina que "tomem ciência dos fatos narrados" o Comitê de Ética da Presidência, a Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do DF e Territórios. 

Edição: Anelize Moreira