Acompanhamento

União Europeia enviará missão de observação para eleições de novembro na Venezuela após 15 anos

Representantes europeus aceitaram convite do poder eleitoral venezuelano e assinaram acordo administrativo

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Presidente do poder eleitoral assinou acordo com representante da União Europeia em Caracas, Venezuela - CNE Venezuela

A União Europeia confirmou que enviará uma missão de observação para as eleições regionais de 21 de novembro na Venezuela. Há 15 anos, o bloco não aceita os convites do poder eleitoral venezuelano. 

Continua após publicidade

"Depois de anos de tensões e polarizações, as próximas eleições são um possível passo importante para encarar uma solução pacífica e democrática à crise na Venezuela", declarou a chefe da missão, Isabel Santos.

A equipe principal será composta por 11 especialistas e deve aterrissar em Caracas já em outubro para acompanhar as auditorias do sistema eleitoral venezuelano. Até o processo eleitoral serão enviados mais 62 observadores.

:: Após diálogo com a oposição, Venezuela está mais próxima de US$ 5,1 bilhões do FMI

A missão publicará uma declaração preliminar e realizará uma coletiva de imprensa logo após o fechamento das urnas no dia 21 de novembro, quando serão eleitos mais de 3 mil cargos públicos, entre prefeitos, vereadores, governadores e deputados estaduais. 

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e a União Europeia assinaram um Acordo Administrativo, que também prevê recomendações dos especialistas europeus. 

O CNE também assinou um acordo semelhante com o Conselho de Especialistas Eleitorais Latino-americanos (Ceela). 

O sistema eleitoral venezuelano é considerado um dos mais transparentes do mundo, sendo o primeiro país da América Latina a utilizar a biometria. Este será o 27º processo eleitoral em 22 anos de administrações chavistas. 

Edição: Arturo Hartmann