Ensino Superior

Com prazo prorrogado, inscrições para o Vestibular 2022 da Unicamp seguem até 14 de setembro

Poucos alunos da ampla concorrência, escolas públicas e cotas étnicos-raciais se inscreveram no processo seletivo

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

A Comvest prorrogou as inscrições por ter registrado um número menor do que o previsto de inscrições em todos os segmentos (ampla concorrência, escola pública e cotas étnico-raciais) - Ascom/Comvest

As inscrições para o vestibular da Unicamp foram prorrogadas até a próxima terça-feira (14). A informação foi divulgada pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Segundo a Unicamp, o motivo da prorrogação foi um baixo número de inscritos tanto da ampla concorrência, quanto das escolas públicas e das cotas étnicos-raciais.

Leia também: “Esse vai ser um período mais do que perdido para a educação", afirma Daniel Cara

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até às 17h do dia 14 e o processo é feito exclusivamente pela internet, no formulário disponível na página eletrônica da Comvest.

Apesar de a inscrição encerrar às 17h do dia, o pagamento da taxa de R$ 180,00 pode ser feito até o dia 15 de setembro.

O Manual do Ingresso 2022 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

Vagas

O Vestibular Unicamp 2022 conta com 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. Quem se inscrever, pode escolher até duas opções de cursos, desde que da mesma área.

Nesta  edição, 8.327 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022.

Quem foi contemplado precisa acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento. O número de vagas oferecidas pelo vestibular voltou a 2.540, pois as 639 vagas do Enem-Unicamp, que haviam sido incorporadas ao processo na edição passada, voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir de 3 de novembro.

Artigo | Bolsonaro e a falta de compromisso com a educação e com democratização do ensino

Provas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, no dia 7 de novembro de 2021. A segunda fase será nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

A Comvest afirma que continuará adotando todas as medidas sanitárias no momento de realização das provas, para garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos.

Edição: Daniel Lamir