EXTREMA-DIREITA

CPAC Brasil: evento tem dancinhas, ameaças ao STF e beijo em Michelle em "esquenta" para dia 7

Assista aos vídeos do encontro da extrema- direita que reuniu milhares de bolsonaristas em Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Bolsonaro beijou a primeira-dama Michelle em aparição em evento internacional da extrema-direita - Reprodução/Twitter - @carlosjordy

A edição brasileira do CPAC (Conservative Political Action Conference), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na sexta-feira (3) e no sábado (4), reuniu uma multidão de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O encontro registrou uma série de momentos curiosos. Diante de uma plateia inflamada, o autointitulado "maior evento conservador" do mundo, que reúne líderes de extrema-direita em diversos países, motivou uma série de memes e piadas no Twitter.

O Brasil de Fato escolheu alguns dos vídeos publicados por usuários da rede social que mostram passagens marcantes do CPAC Brasil 2021. Confira:

Bolsonaro beija Michelle para rebater Maia

O presidente fez uma aparição surpresa no CPAC Brasil no fim da tarde de sábado (4). Ele rebateu uma insinuação feita pelo deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) sobre sua sexualidade e negou ser gay. Para "provar", ele e Michelle se beijaram na boca diante de plateia.

Donald Trump Jr. falta ao evento

O empresário Donald Trump Jr., filho do ex-presidente dos Estados Unidos, era a principal atração do CPAC Brasil 2021. Apesar disso, ele alegou problemas com o voo e aeroportos na terra natal para justificar a ausência. O resultado foi uma palestra por videoconferência no momento mais nobre do evento.

Onyx Lorenzi faz plateia recitar hino

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, fez um discurso exaltado no evento. Ele focou o discurso em ataques aos ex-presidentes petistas Lula e a defesa do governo Bolsonaro. Em um dos momentos, fez a plateia repetir o refrão do Hino da Independência.

Youtuber dança contra Alexandre de Moraes

A youtuber Barbara Destefani, do canal Te Atualizei, investigada no inquérito das "fake news" no STF subiu ao palco para cantar e dançar uma música que cita o ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro faz dancinha para plateia

O presidente ainda fez uma "dancinha" com os dedos apontados para o céu enquanto a plateia gritava em coro música entoada por torcidas em eventos esportivos: "Eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor".

Plateia “pátria livre ou morrer pelo Brasil”

Durante participação como mestres de cerimônias, os ativistas de extrema-direita do canal Hipócritas, do YouTube, que faz vídeos "bem-humorados" sobre temas ligados ao bolsonarismo, comandou um coro com versos do Hino da Independência: "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil".

Exibição de camisetas na palestra de Sergio Camargo

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, participou de mesa de debates sobre a questão racial no palco principal do evento. Ele exibiu camisetas com a inscrição "negros conservadores importam", em provocação ao movimento "Black Lives Matter" (em português, "vidas negras importam"), que luta contra a violência policial.

Secretário de Guedes faz palestra motivacional

O secretário de Polícia Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, fez uma palestra com ares de "coaching", se utilizando de chavões motivacionais e frases de efeito. Interrompido por aplausos e gritos entusiasmados, fez uma defesa radical do governo Bolsonaro e ainda defendeu uma suposta "recuperação econômica em V". 

Edição: Anelize Moreira