A edição brasileira do CPAC (Conservative Political Action Conference), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na sexta-feira (3) e no sábado (4), reuniu uma multidão de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O encontro registrou uma série de momentos curiosos. Diante de uma plateia inflamada, o autointitulado "maior evento conservador" do mundo, que reúne líderes de extrema-direita em diversos países, motivou uma série de memes e piadas no Twitter.
O Brasil de Fato escolheu alguns dos vídeos publicados por usuários da rede social que mostram passagens marcantes do CPAC Brasil 2021. Confira:
Bolsonaro beija Michelle para rebater Maia
O presidente fez uma aparição surpresa no CPAC Brasil no fim da tarde de sábado (4). Ele rebateu uma insinuação feita pelo deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) sobre sua sexualidade e negou ser gay. Para "provar", ele e Michelle se beijaram na boca diante de plateia.
Eu tava lá, do ladinho, mas o vídeo foi feito pelo Ministro Gilson Machado. A platéia foi a loucura! pic.twitter.com/wqtdrRpROg
— Damares Alves (@DamaresAlves) September 5, 2021
Donald Trump Jr. falta ao evento
O empresário Donald Trump Jr., filho do ex-presidente dos Estados Unidos, era a principal atração do CPAC Brasil 2021. Apesar disso, ele alegou problemas com o voo e aeroportos na terra natal para justificar a ausência. O resultado foi uma palestra por videoconferência no momento mais nobre do evento.
Apesar de não podermos contar pessoalmente com a presença de @DonaldJTrumpJr no CPAC Brasil 2021, o público está honrado por sua participação virtual.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 4, 2021
Já aguardamos sua palestra em 2021 (quem sabe com seu pai)! Muito obrigado, meu amigo, a resiliência de sua família nos inspira. https://t.co/U6Axcyv5bx pic.twitter.com/NccWPPjnHr
Onyx Lorenzi faz plateia recitar hino
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, fez um discurso exaltado no evento. Ele focou o discurso em ataques aos ex-presidentes petistas Lula e a defesa do governo Bolsonaro. Em um dos momentos, fez a plateia repetir o refrão do Hino da Independência.
Onyx Lorenzoni no CPAC BRASIL 2021#CPACBrasil2021
— Simσnє kαrinα kirschnєr 🇧🇷 (@SimoneKirschner) September 3, 2021
Via Vista Pátria
Conservadores que tem lutado no front! FAREMOS NOSSA PARTE 🇧🇷👇 #Dia7VaiserGigante 🇧🇷💪 pic.twitter.com/FSy0evPwIf
Youtuber dança contra Alexandre de Moraes
A youtuber Barbara Destefani, do canal Te Atualizei, investigada no inquérito das "fake news" no STF subiu ao palco para cantar e dançar uma música que cita o ministro Alexandre de Moraes.
"EU, SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR..." 😭🇧🇷
— Maicon Sulivan (@omaiconsulivan) September 5, 2021
Bolsonaro no CPAC 2021 ❤️@institutoclbr @cpacbrasil @CPAC @jairbolsonaro @sergiohcsantana @mfriasoficial pic.twitter.com/SSOZtioaSp
Bolsonaro faz dancinha para plateia
O presidente ainda fez uma "dancinha" com os dedos apontados para o céu enquanto a plateia gritava em coro música entoada por torcidas em eventos esportivos: "Eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor".
"EU, SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR..." 😭🇧🇷
— Maicon Sulivan (@omaiconsulivan) September 5, 2021
Bolsonaro no CPAC 2021 ❤️@institutoclbr @cpacbrasil @CPAC @jairbolsonaro @sergiohcsantana @mfriasoficial pic.twitter.com/SSOZtioaSp
Plateia “pátria livre ou morrer pelo Brasil”
Durante participação como mestres de cerimônias, os ativistas de extrema-direita do canal Hipócritas, do YouTube, que faz vídeos "bem-humorados" sobre temas ligados ao bolsonarismo, comandou um coro com versos do Hino da Independência: "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil".
Canal Hipócritas puxando o coro na CPAC.
— Roberto Motta (@rmotta2) September 3, 2021
Agora. pic.twitter.com/W2cCeg3FRM
Exibição de camisetas na palestra de Sergio Camargo
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, participou de mesa de debates sobre a questão racial no palco principal do evento. Ele exibiu camisetas com a inscrição "negros conservadores importam", em provocação ao movimento "Black Lives Matter" (em português, "vidas negras importam"), que luta contra a violência policial.
Sérgio Camargo na CPAC: “Essa negrada vitimista, rancorosa, ressentida e revanchista é uma bolha sob domínio do marxismo cultural. A gente tá demolindo uma agenda que é perniciosa, que divide e que deve ser jogada na lata do lixo pois ela é imprestável”.
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) September 6, 2021
Sei nem o que dizer... pic.twitter.com/SHWpt64AOJ
Secretário de Guedes faz palestra motivacional
O secretário de Polícia Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, fez uma palestra com ares de "coaching", se utilizando de chavões motivacionais e frases de efeito. Interrompido por aplausos e gritos entusiasmados, fez uma defesa radical do governo Bolsonaro e ainda defendeu uma suposta "recuperação econômica em V".
Breve trecho de minha palestra no CPAC 2021: Nós não aumentaremos impostos! pic.twitter.com/gKfFiyR6rv
— Adolfo Sachsida (@ASachsida) September 6, 2021
Edição: Anelize Moreira