O ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) foi a principal atração da primeira parte do CPAC (Conservative Political Action Conference) Brasil 2021, o autointitulado "maior evento conservador" do mundo, que reúne líderes de extrema-direita em diversos países.
Em palestra na manhã desta sexta-feira (3), atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) e convocou a plateia a contar, em coro, trecho do Hino da Independência: “Brava gente brasileira! Longe vá, temor servil. Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil. Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”.
Ministro @onyxlorenzoni chorando no CPAC Brasil e eu chorando junto com ele ! Transmissão ao vivo no @tercalivre 😭🙏🇧🇷💚 #Dia07VaiSerGIGANTE pic.twitter.com/LLCJTgpIZk
— Kita Gouveia Bonoro tia do Zap ! 👊🇧🇷 (@gouveia_kita) September 3, 2021
O evento teve início por volta das 11h30 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na região central de Brasília (DF), e vai até a noite do próximo sábado (4). O principal convidado internacional é o filho do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o ativista de direita Donald Trump Jr.
O discurso de Lorenzoni teve cerca de 15 minutos e teve ataques diretos aos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em tom exaltado, ele convocou a plateia a comparecer nas manifestações pró-Bolsonaro marcadas para 7 de setembro.
“No dia 7, nós vamos todos parar a rua. No dia 7, nós vamos de verde e amarelo. Vamos levar nossos filhos e filhas, nossos avós, netos, levar nossa alma e coração para que fique muito claro que Supremo é o povo brasileiro”, disse o ministro
Em outro trecho da fala, Lorenzoni apresentou uma imagem com a expressão "vírus chinês" e fez declarações em tom pejorativo contra a China.
Veja algumas fotos da apresentação de Onyx:
Além de Onyx, outro integrante do governo do presidente Jair Bolsonaro discursou no início do evento. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, elogiou a presença de bandeiras da monarquia na plateia.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos organizadores da edição anterior do evento que ocorreu no Brasil, também participou da abertura da CPAC. Neste ano, o evento foi organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL).
Edição: Leandro Melito