Pandemia

Após 100 milhões de testes e suspensão de voos, China volta a zerar casos de covid

Surto causado pela variante delta atingiu 17 províncias chinesas

São Paulo (SP) |
Metrô de Pequim em agosto de 2021. A capital chinesa já aplicou mais 38 milhões de vacinas contra covid-19. - Noel Celis / AFP

A China não tem nenhum caso de covid-19, informam suas autoridades locais. O país asiático detectou um surto na cidade de Nanjing, no dia 20 de julho, e a enfermidade se espalhou e atingiu 17 províncias. Após testes, rastreio de contatos e medidas de isolamento social, a situação foi controlada.

Foram realizados mais de 100 milhões de testes de ácido nucleico em cidades inteiras. Em Yangzhou, cidade mais atingida pelo surto, foram feitas 12 rodadas de testes de PCR. Também foram aplicadas quarentenas seletivas e outras medidas de restrição de movimentação.

Em Pequim, distritos foram isolados e a cidade teve 10 casos da variante delta. Serviços de voos e trem foram suspensos na capital chinesa.

Leia mais: Ofensiva regulatória chinesa pode antecipar nova relação com super empresas

"Sempre dissemos que nosso objetivo é zerar os casos, por isso as medidas são severas. A contenção da covid-19 é essencial para a estabilidade também da economia", afirmou Mi Feng, porta-voz da comissão de Saúde da China.

O país asiático já aplicou 935 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 e mais da metade da população chinesa, cerca de 777 milhões de pessoas, já estão completamente imunizadas.

Edição: Leandro Melito