Pandemia

Brasil tem 150 milhões de vacinas aplicadas no mesmo dia em que ultrapassa 562 mil mortos

Nas últimas 24h, houve alta na média móvel de casos, indicando reversão na tendência de queda de novos contágios

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Brasil possui mais de 50% da população com ao menos uma dose aplicada, mas taxa de contágios e óbitos mantém em alta - Jefferson Peixoto / Fotos Públicas

Neste sábado (7), o Brasil bateu a marca de 150 milhões de vacinas contra a covid-19 administradas, sendo que 44 milhões de pessoas completaram o ciclo de imunização, cerca de 21% da população. No entanto, nas últimas 24h também foram registrados 43.033 novos contágios e 990 falecidos pela doença. Ao todo, o país acumula 20.151.779 casos e 562.752 óbitos, desde fevereiro de 2020, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

O número de infectados e mortos entre sexta-feira e sábado superou a média móvel da semana de 32.418 casos e 912 óbitos. Goiás, Distrito Federal, Roraima, Amapá e Rio Grande do Norte são os estados que permanecem com aumento da taxa de infecções. A alta no número de casos indica reversão na tendência de queda de novos contágios, colocando o país num patamar de estabilidade.

Leia mais: OMS afirma que a pandemia irá acabar "quando o mundo decidir"

Ainda que houve uma redução de 23% no ritmo de contágios a nível nacional em relação à última semana do mês de julho, o Brasil continua sendo o 3º país do ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia.

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana que iria distribuir mais 11 milhões de doses de imunizantes em todos estados e no Distrito Federal. Seriam 5,6 milhões da fórmula da Pfizer, 2 milhões da fórmula Coronavac/Butantan, 2,2 milhões da AstraZeneca/Fiocruz, 1,9 milhão AstraZeneca/Covax e 83,5 mil da Janssen, que deveriam ser entregues até o domingo (8).

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou que, enquanto o avanço da vacinação reduz as mortes, o relaxamento das medidas de distanciamento social faz a variante delta do novo coronavírus ganhar força e se espalhar pelo território nacional.

A OMS alertou para a agressividade da nova cepa do vírus, que deve prevalecer no Brasil e poderia desencadear uma nova onda de casos em todo o globo. A variante delta é considera até 60% mais contagiosa e mais letal do que a variante gamma e a P1, até então predominantes no território brasileiro.

:: BdF Explica | As principais suspeitas que a CPI da Covid levantou até agora ::

Motociata

Enquanto a emergência sanitária continua se aprofundando em todo o país, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou uma nova manifestação promovendo aglomeração de cerca de 24 mil pessoas em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O estado é o quinto em número de contágios e de óbitos por covid-19, com 1.112.341 infectados e 18.170 mortos.

Em outra "motociata", Bolsonaro não fez nenhum comentário sobre a pandemia, enquanto voltou a promover o voto impresso para as eleições de 2022 e a ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF). "Vão quebrar a cara. Não continuem nos provocando, não queiram nos ameaçar", declarou. 

Edição: Lucas Weber