O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general e ministro Luis Carlos Gomes Mattos, abriu os trabalhos da corte superior em sessão realizada no dia 2 deste mês, a primeira após o recesso de meio de ano, fazendo críticas à imprensa brasileira e acusando-a de "querer destruir o país".
O motivo: os meios de comunicação (o general não citou quais) não publicam notícias positivas sobre as Forças Armadas, focando apenas em questões negativas relacionadas aos militares e ao governo federal. Como exemplo, o magistrado citou reportagens - novamente, sem dizer quais - que apontariam o alto valor de pensões pagas a familiares de militares.
::A mamata veste farda? Quem são os militares com mulher e filhos empregados no governo::
"A gente so vê critica, marretando todas as ações governamentais, e não vê nada positivo", afirmou o general. Após citar o que ele considera ações positivas de membros das Forças Armadas, ele lamentou que a imprensa não publique esses feitos.
"A gente abre o jornal, só lê notícias como aquelas falando sobre as pensionistas dos ministros militares, que 'estão ganhando isso, ganhando aquilo', só essas notícias, que deixam a gente chateado", lamentou o ministro, que prosseguiu:
"Nada positivo é mostrado. Nada! Nos deixa muito triste isso daí. Nosso pais é muito grande, é muito rico, mas nós só vemos essas pessoas querendo destruí-lo, infelizmente".
O general não especificou, porém, quem seriam as pessoas dispostas a destruir o país, tampouco como isso poderia ser feito por meio de reportagens que versam sobre pensões militares.
O Brasil de Fato, então, entrou em contato com o STM para que o general pudesse comentar o assunto e esclarecer os alvos de suas críticas. Até a publicação desta reportagem, porém, não houve resposta. Se a corte superior ou seu presidente se manifestar, a informação será incluída nesta publicação.
A sessão do dia 2 de agosto foi transmitida ao vivo pelo canal do STM no Youtube. Veja, abaixo, o trecho referido.
::A mamata veste farda? Veja 10 casos de suspeitas de corrupção e crimes de militares desde 2019::
Para presidente do STM, "Pazuello é um democrata"
Em entrevista concedida à revista Veja publicada no dia 17 de junho deste ano, o general Mattos afirmou que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, goza de sua total confiança.
::Família Pazuello: do enriquecimento ao lado do “Rei da Amazônia” ao colapso político::
Em última instância, caberia ao STM julgar eventuais crimes de Pazuello, que é um militar da ativa. O general-ministro, então, já antecipou à revista Veja qual é sua convicção a respeito do ex-ministro da Saúde: "Eu conheço o general Pazuello. Não tenho dúvidas da competência e honestidade dele."
Edição: Leandro Melito